Atendendo o pleito do público feminino interessado em participar do Edital Inova Mulher, a Sudene decidiu ampliar o prazo de inscrição de projetos no certame. Agora, a submissão de propostas segue até 07/05/2024.
“Tivemos muitas solicitações para que a data fosse ampliada. Queremos possibilitar a maior participação possível das mulheres empreendedoras neste projeto, que é fundamental para promover a igualdade de gênero e estimular novos projetos inovadores para o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, justificou o superintendente Danilo Cabral.
O Inova Mulher é uma iniciativa da Sudene para fortalecer a participação feminina no ambiente de negócios da área da autarquia. Lançado em março, o edital seleciona iniciativas lideradas por mulheres para promover o desenvolvimento regional. As linhas setoriais prioritárias estabelecidas pela superintendência são economia criativa, bioeconomia e educação. São R$ 4 milhões em recursos para apoiar até 51 projetos dos onze estados sob influência das ações da Sudene.
“Um dos objetivos do edital Inova Mulher é selecionar propostas que estejam adequadas às ações de desenvolvimento regional propostas pela Sudene. Por isso, apresentar tecnologias que, no nosso entendimento, aumentam a sintonia dos projetos com as nossas atividades é um diferencial”, comentou a coordenadora-geral de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila Melo.
Processo de inscrição
O edital está publicado no site Sudene e pode ser consultado no endereço www.gov.br/sudene/pt-br/
Vale lembrar que podem participar empresas, cooperativas e associações de mulheres. Também será admitida a constituição de novas empresas para fim específico do edital. O público-alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas).
Para saber mais sobre o edital ou tirar dúvidas sobre o processo, as interessadas podem enviar um e-mail para [email protected].
O edital lançado pela Sudene item o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras de projetos com liderança feminina
De acordo com o superintendente Danilo Cabral, essa é a primeira vez na história que a Autarquia lança um edital, especialmente voltado para a área de inovação. “Este é um eixo estratégico e transversal do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A inovação é fundamental para aumentarmos a competitividade da nossa região e esse é mais um passo que damos para reconectar a Autarquia com as pautas da sociedade. São 60 milhões de pessoas na área de atuação da Superintendência e 53% deste universo é formado por mulheres”, declarou.
O Inova Mulher está amparado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem como objetivo garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
A partir do edital, a Sudene espera contribuir, entre outras coisas, para a sustentabilidade ambiental (economia circular), atração de investimentos, ampliação do mercado de trabalho, valorização da mulher na sociedade, geração de emprego e renda, inclusão social e digital.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 3 estados no topo de ranking de investimentos
– Porto Digital de Recife seleciona 16 negócios para suporte; saiba mais
– Cidade do Nordeste terá entrega feita por drones
– Ranking elege as cinco cidades mais sustentáveis do Nordeste
Os recursos para a iniciativa foram viabilizados por meio de chamada pública, que será executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento de interesse do desenvolvimento regional. Podem concorrer projetos sediados nos municípios dos 11 estados da área de atuação da Sudene.