A pedido do Governo do Estado, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana serão adaptados para atender às necessidades de atividades tradicionais como marisqueiras e ambulantes.
O tema foi abordado em uma reunião realizada na quarta-feira (23)
Essas modificações garantirão que o espaço interno dos vagões seja adequado para o transporte seguro de caixas térmicas e outros materiais utilizados na pesca de mariscos, permitindo que os trabalhadores realizem suas atividades sem precisar competir por espaço com os demais passageiros.
“Estamos otimistas com o andamento das obras e solicitamos essa adaptação para oferecer mais conforto e segurança às marisqueiras e ambulantes. Quem precisar transportar isopores, coolers ou caixas terá um espaço apropriado no vagão”, destacou o governador.
Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), informou que a previsão é que o primeiro trecho do VLT, entre Calçada e Lobato, esteja em operação assistida no início de 2026 em Salvador.
Nesta semana, os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, localizada em Hortolândia (SP), onde passarão por testes e ajustes. A adaptação para as marisqueiras também será realizada durante esse processo. Os trens adquiridos para a Bahia são fabricados na Espanha, com atualizações tecnológicas implementadas nos últimos 10 anos.
“Estamos falando de trens altamente modernos, com o que há de mais avançado em tecnologia. Eles terão as mesmas condições de um trem novo em termos de operação e manutenção”, explicou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.
A previsão é que os 40 trens comecem a ser entregues em Salvador a partir do segundo semestre de 2025. Cada trem terá capacidade para 400 passageiros, sendo 77 sentados e 323 em pé, além de contar com acessibilidade e sistemas de segurança contra colisões e atropelamentos.
A expectativa é que todos os trens estejam em operação até 2028.
No mês passado, o projeto do VLT avançou com a chegada dos primeiros trilhos ao canteiro de obras no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foram transportadas 369 barras de trilhos para a cidade.
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Sobre o VLT
O VLT de Salvador, uma obra histórica para a mobilidade da cidade e da Região Metropolitana, teve suas obras autorizadas em junho de 2024.
Em julho, a compra de 40 trens e equipamentos elétricos foi oficializada com o Governo de Mato Grosso, o que representou uma economia de 37,5% para a Bahia. Os primeiros testes do VLT estão previstos para 2026, e estudos já estão sendo feitos para expandir o projeto até o Comércio.
O VLT terá três trechos principais: da Ilha de São João até Calçada, de Paripe até Águas Claras, e de Águas Claras até Piatã, totalizando 36,4 km de extensão e 34 estações.
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Sobre a CAF
Fundada em 1917, na Espanha, a CAF é uma referência global no fornecimento de soluções de transporte ferroviário, fabricando trens de alta velocidade e ônibus elétricos, além de prestar serviços de manutenção em mais de 60 países.
No projeto baiano, a CAF está responsável pelo processo de revisão e restabelecimento dos trens adquiridos junto ao governo do Mato Grosso.
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