O presidente Lula esteve na Paraíba, nesta quarta-feira (22), para participar da inauguração do Complexo Renovável Neoenergia, em Santa Luzia, no Sertão do Estado. De acordo com o governo, esse é o primeiro complexo associado de geração de energia renovável no Brasil.
Lula não discursou. Contudo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o governo vai aumentar a participação de energia limpa no no país. De acordo com ele, os empreendimentos nesse setor são indutores da industrialização no Nordeste.
“É geração de emprego e renda para nossas irmãs e irmãos nordestinos, é um símbolo do aproveitamento sustentável dos recursos naturais do país. Um complexo que soube unir geração eólica com geração solar tão abundantes no nosso querido Nordeste, um verdadeiro protagonismo do Brasil na transição energética”, disse o ministro.
Com um investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o projeto da Neoenergia destaca-se pela ação simultânea entre os parques eólico e solar, com o uso da mesma subestação e das linhas de transmissão. O modelo objetiva otimizar o uso da rede de transmissão em função da complementaridade das fontes de energia.
O empreendimento se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede. Cerca de 250 famílias da região foram beneficiadas com o arrendamento de terras para a instalação dos aerogeradores e painéis fotovoltaicos. A energia gerada pelo complexo é de 0,6 gigawatts, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.
Evento prestigiado
O governador João Azevêdo, assim os senadores Veneziano Vital do Rêgo, Daniella Ribeiro e diversos deputados federais do Estado também participaram do evento