O nome dele é Valdemiro Brito Gomes? Ele é um estudante nordestino de 14 anos que está se destacando pela inteligência e já é reconhecido como um ‘prodígio’ internacionalmente e premiado no Brasil. Valdemiro mora no Povoado Corisco, em São Bernardo, interior do Maranhão, e sonha em ser um engenheiro aeroespacial.
Valdemiro é um exemplo de dedicação e esforço. Ele estuda desde a infância na escola U. I. Ver. Rubenito Silva Couto, no Povoado Coqueiro, onde é o representante das turmas do 6º ao 9º ano e participa de várias atividades curriculares e extracurriculares. Ele gosta de aprender não apenas sobre as disciplinas escolares, mas também sobre outras coisas fora da escola, como eventos científicos.
A sua paixão pela ciência e pela tecnologia já lhe rendeu muitas conquistas. A mais recente foi o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior públicas da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O prêmio é um projeto da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que seleciona anualmente crianças e adolescentes que sejam destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico.
LEIA TAMBÉM:
– A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste
– Estado destaque em crescimento no Nordeste quer impulsionar negócios em todo o Brasil
– Nordeste recebe impulso de R$ 1,1 bilhão da Sudene para 25 projetos
– Nordeste entra nos planos da Petrobras na geração de energia eólica offshore
Prêmio, bolsa e talento
Com a premiação, Valdemiro se tornou embaixador da Associação dos Engenheiros do ITA e poderá conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos. Ele também receberá uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio em uma escola de excelência.
Valdemiro conta que ficou muito feliz e surpreso com o prêmio. “Eu sempre gostei de estudar sobre o espaço, os planetas, os foguetes. Eu acho fascinante como o ser humano pode explorar o universo. Eu me inscrevi no prêmio sem muita expectativa, mas quando recebi a notícia de que fui selecionado, eu fiquei muito emocionado. É uma oportunidade única na minha vida”, diz ele.
Paixão pela engenharia aeroespacial
O estudante maranhense também tem outras medalhas e participações em projetos científicos. Ele ganhou uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, uma competição nacional que avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar foguetes feitos com materiais recicláveis.
Ele também é um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes.
Inspiração em grandes personalidades
Valdemiro diz que se inspira em personalidades como Albert Einstein, Isaac Newton e Neil Armstrong. Ele também agradece o apoio da sua família, dos seus professores e dos seus amigos. “Eles sempre me incentivaram a estudar e a correr atrás dos meus sonhos. Eu sou muito grato por ter pessoas tão especiais na minha vida”, afirma.
O estudante maranhense tem um futuro promissor pela frente. Ele espera poder contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo. Ele também quer inspirar outras crianças e jovens a seguirem os seus interesses e paixões. “Eu acredito que todo mundo tem um potencial incrível para fazer coisas incríveis. Basta ter vontade, persistência e curiosidade”, conclui.
Qual a importância do ITA para o Brasil?
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma renomada instituição pública de ensino superior vinculada à Força Aérea Brasileira, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas da engenharia, como aeronáutica, espaço, computação, mecânica e infraestrutura. O ITA é reconhecido pela excelência acadêmica e pela alta demanda e seletividade de seus processos seletivos.
Além de formar engenheiros de alto nível, o ITA também contribui para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Brasil, especialmente no setor aeroespacial. O ITA realiza projetos de pesquisa, extensão e cooperação com diversas instituições nacionais e internacionais, gerando conhecimento e soluções para os desafios da sociedade. O ITA também prepara seus alunos para atuarem em diferentes setores da engenharia, tanto no âmbito público quanto no privado.
O ITA representa um investimento estratégico em capital humano, que é essencial para o futuro do trabalho e para a competitividade do Brasil no cenário global. O ITA também é uma fonte de orgulho e inspiração para muitos estudantes brasileiros que sonham em fazer parte de uma das melhores instituições de ensino superior do país.