A gigante chinesa GAC Motor confirmou nesta segunda-feira (12) um investimento de R$ 7,35 bilhões (cerca de US$ 1,3 bilhão) no Brasil ao longo dos próximos cinco anos, com destaque para a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Nordeste. Antes de mais nada, a novidade representa mais uma janela de oportunidade para o fortalecimento do polo automotivo da região, que já atrai investimentos de grandes montadoras.
Brasil no foco dos investimentos

Assim, o anúncio foi feito durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da GAC International, Wei Haigang, em Pequim. Além disso, a empresa também confirmou a implantação de uma unidade de produção em Catalão (GO), voltada à fabricação de veículos elétricos, híbridos e híbridos flex, sinalizando um novo ciclo de investimentos na industrialização verde do Brasil.
Investimento da GAC Motor no Brasil
Item | Informação |
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Montadora | GAC Motor (China) |
Investimento Total | R$ 7,35 bilhões (US$ 1,3 bilhão) |
Unidade de Produção | Catalão (GO) |
Centro de P&D | Em definição, com foco no Nordeste |
Tecnologia | Veículos elétricos, híbridos e híbridos flex |
Primeiros modelos importados | Aion V, Aion Y, GS4 (já no Brasil) |
Lançamento oficial no Brasil | 23 de maio, em São Paulo |
Varejo | 30 concessionárias previstas |
Nordeste disputa protagonismo no setor automotivo sustentável
Portanto, a instalação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Nordeste reforça o movimento de descentralização da indústria nacional. Dessa forma, estados como Bahia, Pernambuco e Ceará estão na disputa para abrigar a unidade.
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Bahia larga na frente, por já contar com a primeira concessionária da GAC no país, instalada em Salvador em março, e por estar recebendo a fábrica da BYD, que assume o antigo polo da Ford em Camaçari.
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Pernambuco tem o consolidado Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana, com capacidade para 250 mil veículos ao ano e mais de 1,5 milhão de SUVs já produzidos.
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Ceará avança com o Complexo Industrial Multimarcas em Horizonte, estruturado no antigo espaço da Troller, que deverá abrigar novas montadoras já a partir de 2025.
Impactos esperados no polo automotivo nordestino
Afinal, a chegada da GAC Motor com um centro de P&D reforça o papel estratégico do Nordeste no futuro da mobilidade limpa no Brasil. Além de atrair investimentos em inovação e sustentabilidade, o movimento acelera a formação de mão de obra qualificada, amplia a cadeia de fornecedores locais e gera novas oportunidades de empregos industriais de alto valor agregado.
Com três estados estruturando parques automotivos modernos e ambientalmente alinhados, o Nordeste se posiciona cada vez mais como um dos principais vetores da transição energética e tecnológica da indústria automotiva brasileira. Portanto, a disputa por esse novo investimento da GAC mostra que a região não apenas atrai investimentos, mas também lidera a transformação verde da mobilidade no país.
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