O governador Carlos Brandão se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na última quinta-feira (1º), para discutir estratégias de promoção do turismo no Maranhão. Este encontro, realizado em Brasília, marcou a primeira visita oficial de Brandão após o Parque dos Lençóis Maranhenses ter sido reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em evento realizado na Índia.
O objetivo É aumentar a visibilidade das riquezas naturais do estado, especialmente com o novo status internacional do Parque dos Lençóis
Este título se junta a outros dois concedidos pela Unesco ao Maranhão: o reconhecimento do Bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial e a classificação do Centro Histórico de São Luís como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Em suas redes sociais, Brandão expressou gratidão pelo encontro e anunciou novas iniciativas para impulsionar o turismo local. “Agora, temos um grande parceiro, cuja missão é divulgar nossos pontos turísticos ao redor do mundo. Não tenho dúvidas de que avançaremos com essa parceria e relação de amizade. Em breve, o Hotel Vila Galé será inaugurado no Centro Histórico, e também estamos trabalhando para estabelecer uma linha aérea direta da TAP, de Lisboa para São Luís, fortalecendo ainda mais nossa conexão com a Europa”, destacou o governador.
Marcelo Freixo também manifestou entusiasmo com a parceria entre a Embratur e o governo estadual. “Temos várias iniciativas para promover o Maranhão internacionalmente. O estado será destaque em todas as feiras internacionais, e vamos também promover o carnaval e o São João, convidando o mundo a conhecer o Maranhão”, afirmou Freixo.
LEIA TAMBÉM:
– Capital no Nordeste registra queda no preço da Cesta Básica
– Por que a transição energética vai mudar a cara do Nordeste?
– Nordeste tem 10 destinos com mais procura no 2º semestre
– Quais esportes não poderiam faltar se as Olimpíadas fossem no Nordeste?
Desde 2023, a Embratur tem se empenhado em aumentar a visibilidade do Maranhão no cenário turístico global. A Agência organizou um roadshow em São Luís com operadores e companhias aéreas de países como Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Peru. Além disso, lançou o “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo” em Barreirinhas e conduziu duas famtours pela Rota das Emoções, envolvendo operadores do Reino Unido e da Chapada das Mesas, além de profissionais da Espanha e Portugal.
A expectativa é que, com o reconhecimento da Unesco e as ações conjuntas do governo estadual, federal e investidores privados, o Maranhão continue a crescer na geração de empregos e renda através do turismo.