A cozinha de quem nasceu ou quem simplesmente ama o Nordeste é especial. Seja pelas variações de um mesmo prato, a influência multicultural africana, holandesa, árabe, portuguesa e de tantos outros locais mundo afora, a gastronomia que é praticada por aqui é única. Por isso, elencamos aqui os principais itens que não podem faltar para quem não vive sem a gastronomia da região.
Confira abaixo.
10 – Limão
O limão é item básico da cozinha de qualquer um que planeja fazer com frequência pratos do Nordeste. Seja para temperar peixe, bode, fazer um suco bem a cara do nosso calor, essa fruta representa muito bem a variedade que é o cardápio do nordestino, por isso abre nosso ranking.
9 – Quiabo
O quiabo é um ingrediente controverso na nossa cozinha. Amado e odiado ao mesmo tempo, ele é plural. Pode aparecer em pratos como o caruru, acompanhando o acarajé e abará, e até mesmo nos famosos cozidos. Ah, também é importante lembrar da quiabada. Apesar de sua aparência gosmenta, é uma comida recheada de sabor mesmo somente cozida ao vapor.
8 – Rapadura
Doce mitológico feito da cana-de-açúcar que anima qualquer um no pós-almoço. Tem que ser consumido com moderação para não afetar a glicose.
7 – Farinha de Mandioca
Outro item que é um verdadeiro coringa da cozinha do Nordeste. A farinha de mandioca pode gerar farofa, pirão e engrossar qualquer caldo. Além disso, é uma espécie de acompanhante de luxo do feijão. Tem casa que a farinha nunca sai da mesa.
6 – Queijo coalho
O queijo coalho é outra daquelas variantes que não se vê muito por aí. Contudo, no Nordeste é unanimidade. Seja em dia de sol nas praias baianas, no café da manhã no Ceará, acompanhando um petisco na Paraíba. Difícil ver alguém comendo sem estar assado, já que assim é a forma mais deliciosa desse item.
5 – Carne de sol
O melhor pedaço de carne que você pode comer na sua vida pode ser uma carne de sol. Acompanhamento perfeito para almoço e jantar, combina com quase tudo e é a cara dos ancestrais nordestinos. Também aparece em formato de paçoca.
4 – Macaxeira
Esse aí cabe em qualquer refeição. Seja cozida, frita ou em forma de pirão, a macaxeira é figurinha carimbada. Combina com quase tudo e pode facilmente fazer dupla (ou trio) com vários itens deste ranking.
3 – Arroz de leite
Um arroz típico da região que é finalizado com leite pra ganhar uma textura extra. o arroz de leite é unanimidade no jantar, mas pode aparecer no almoço também. Combina com carne de sol (principalmente no formato de paçoca), frango, peixe e até o famoso ‘bife do oião’. Merece o pódio pela versatilidade.
2 – Goma de tapioca
A tapioca é um dos pratos mais famosos de todo o Nordeste. A sua goma, além de fazer aquela ‘panqueca’ que comemos com manteiga, coco, ovo e até peixe (no RN) também é usada para bolos, biscoitos etc.
1 – Cuscuz
Esse já não requer mais apresentação. É unanimidade e merece o topo da lista.