Cabotagem aérea pode beneficiar o Nordeste e cidades estratégicas da Amazônia Legal

Copa Airlines Boeing foto reprodução
Copa Airlines Boeing foto reprodução

O Ministério de Portos e Aeroportos está analisando a ampliação da aviação de cabotagem no Brasil, com foco especial nas regiões de baixa conectividade, como o Nordeste e a Amazônia Legal. A medida, em debate no Congresso Nacional, prevê a autorização para que companhias aéreas estrangeiras operem rotas domésticas nessas áreas, como alternativa para melhorar o transporte aéreo regional.

O projeto de lei propõe mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica, que atualmente restringe voos domésticos a empresas brasileiras. Caso aprovado, o novo modelo permitirá que empresas internacionais ofereçam trechos dentro do Brasil, desde que um dos aeroportos esteja localizado na Amazônia Legal — e, futuramente, no Nordeste.

Potencial para o Nordeste

Com aeroportos em crescimento e cidades turísticas ainda pouco atendidas por voos nacionais, o Nordeste surge como região estratégica para a cabotagem aérea. A proposta visa ampliar a conectividade aérea e estimular o turismo, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento regional e a descentralização dos fluxos aéreos concentrados no Sudeste.

Segundo o Governo Federal, a prioridade será atender regiões com menor oferta de voos, o que abre caminho para cidades nordestinas com apelo turístico e logístico. No entanto, especialistas do setor alertam que, sem incentivos fiscais e planejamento estruturado, o impacto pode ser limitado.

Entenda o que é cabotagem aérea e o que está em jogo

Tema Informação
O que é cabotagem aérea Autorização para empresas estrangeiras operarem voos domésticos no Brasil
Projeto de Lei PL nº 1007/2024 (inclui PLs 4392/2023 e 4715/2023)
Tramitação Em análise na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários da Câmara dos Deputados
Regiões prioritárias Amazônia Legal e Nordeste
Condição para operação estrangeira Origem ou destino do voo deve ser em aeroporto da Amazônia Legal (inicialmente)
Expectativa do setor Impacto limitado sem plano nacional de conectividade e incentivos fiscais
Exigência para operar no Brasil Autorização da ANAC e cumprimento de regulamentações locais

Cidades da Amazônia Legal no Nordeste com potencial para a cabotagem aérea

A Amazônia Legal abrange nove estados, incluindo três do Nordeste brasileiro. Essas cidades possuem potencial turístico, econômico ou logístico, mas enfrentam baixa conectividade aérea:

Cidade Estado Destaque
Parnaíba Piauí Turismo ecológico e acesso ao Delta do Parnaíba
Balsas Maranhão Polo do agronegócio e carente de conexões aéreas regulares
Imperatriz Maranhão Segunda maior cidade do estado, com demanda regional crescente
Bacabal Maranhão Potencial de escoamento de produção agrícola
Santarém do Maranhão Maranhão Região ribeirinha com potencial turístico e histórico-cultural

Nordeste pode se beneficiar com nova política de aviação regional

Por fim, Especialistas como Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, defendem que a cabotagem aérea só será eficaz se integrada a um plano nacional de conectividade. “É uma boa iniciativa, mas precisa ser estruturada com metas claras e incentivos adequados para gerar impacto”, afirmou.

Portanto, apesar das divergências, há consenso sobre a necessidade de ampliar a malha aérea no interior do país, especialmente no Nordeste e na Amazônia, onde o transporte aéreo pode ser determinante para o turismo, saúde e economia.

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