O Projeto Viva Usina 2025 promove mais um final de semana que promete celebrar a cultura paraibana com muita música e arte local. Desse modo, reafirma a importância da Usina Cultural Energisa como um espaço que visibiliza a cultura e os artistas paraibanos. A programação gratuita acontece de 8 a 10 de agosto. Assim, o projeto amplia o acesso à produção cultural do estado e fortalece laços entre tradição e contemporaneidade.
Ao mesmo tempo, um dos destaques do Viva Usina nesse mês de agosto é show ‘A Música em Si’, de Paulo Ró. O ícone da música experimental e da cultura popular paraibana é reconhecido por seu trabalho inovador. Ele funde a música popular brasileira com experimentações sonoras e referências da cultura local. O cantor, compositor e percussionista se apresenta no próximo dia 9 de agosto, a partir das 22h, na Sala Vladimir Carvalho.
Uma força criativa da Paraíba
Com mais de 50 anos de carreira, o artista iniciou sua trajetória musical nos anos 70 ao lado de seu irmão, Pedro Osmar, quando juntos criaram o grupo Jaguaribe Carne, juntando a música popular local com as experimentações mais impensáveis, e que segue em atividade até os dias de hoje, considerado uma das principais forças criativas da Paraíba.
Com discos dedicados à pesquisa da música, o artista carrega em sua bagagem ritmos como o coco, ciranda e caboclinhos, e é considerado uma das figuras centrais da música paraibana, reafirmando sua importância como artista e pesquisador das sonoridades do Nordeste e da América Latina.
Ainda no sábado, no Palco Bonde, a partir das 20h, o poeta popular Quelyno Souza apresenta “Cordel em Nome da Cultura Popular”, que combina poesia romântica e crônicas cotidianas. Com linguagem acessível e bom humor, o espetáculo reafirma o cordel como expressão viva da cultura popular paraibana e convida o público a refletir sobre afetos e vivências do nosso dia a dia.
O Projeto Viva Usina 2025 integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Energisa e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.
Sexta do Cinema
Contudo, para os amantes do cinema paraibano, na sexta (8), as atividades seguem a partir das 20h, na Sala Vladimir Carvalho. A Mostra de Cinema Paraibano apresenta dois documentários. ‘Quem Vê Close, Não Vê Corre’, do Coletivo Close. A película conta a história que retrata a força de mulheres negras e periféricas que vivem a arte como forma de afirmação e sobrevivência. E ‘Intercâmbio Cigano’, de Andréa Monteiro, é uma obra que revela as tradições de uma comunidade cigana em Sousa, no sertão paraibano.

Feira Paraíba Vinil
Da mesma forma, o Viva Usina recebe de sexta a domingo (8 a 10) mais uma edição da Feira Paraíba Vinil, reunindo cerca de 15 expositores, além de brechós e da feira econômica criativa, com a venda de livros, cafés, cerveja, drinks e comidas no geral. A entrada é gratuita e o evento acontece das 16h às 22h (sexta e sábado) e das 13h às 19h (domingo).
Além disso, a Feira também vai proporcionar uma programação com discotecagem no vinil. O DJ Lamartinho Brabo abre a feira na sexta-feira (8) às 17h e, a partir das 18h, o DJEF assume o controle da trilha sonora do evento. No sábado (9), quem abre a programação é O Galego do Groove, seguido pelo DJ Guirraiz, que vai até às 20h. No domingo (11), o som começa mais cedo: às 13h quem assume é o DJ Jerson B., seguido por Acarajow até às 16h.
Domingos na Usina
Com a melhor programação cultural para a família, o Domingos na Usina traz duas atrações do universo do teatro e do cordel. No palco Bonde, às 16h, a Palhaça Nublada Atulemada apresenta ‘Telempatia’, um espetáculo que traz uma personagem desastrada que mistura previsões místicas e improviso cômico. Entre encantamentos furados e malabares inusitados, a apresentação provoca gargalhadas ao brincar com as certezas do cotidiano. Voltado para todas as idades, o número celebra a cultura popular e a leveza das pequenas desordens da vida.
Logo em seguida, às 17h, no Palco Bonde, o poeta e cordelista Merlânio Maia apresenta “O Reino Encantado do Sr. Cordel”, espetáculo lúdico que reúne declamações e canções voltadas ao público infantil. Com experiência de mais de duas décadas, o artista conduz crianças e famílias por narrativas rimadas que valorizam a oralidade e a cultura popular.