A startup Le Shroom, sediada no Rio Grande do Norte, desponta como uma referência no setor de inovação e sustentabilidade voltada para a produção controlada de alimentos.
Com foco na agricultura urbana e no desenvolvimento de tecnologias de produção eficiente, a empresa busca contribuir com soluções para a segurança alimentar, especialmente em regiões onde a escassez de recursos naturais é um desafio.
O que é a Le Shroom?
A Le Shroom é uma startup de inovação multinível, especializada no desenvolvimento de sistemas agrícolas em ambiente controlado. Fundada por Chris Haze, um ativista e empreendedor com mais de 15 anos de experiência, a empresa investe em ciência, inovação e sustentabilidade. Com o apoio de um investidor anjo em 2023, a startup avançou para a fase BETA de seu projeto, focado em tecnologias para a produção agrícola.
Produção e Tecnologia
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste já “rodou o mundo” há 2 bilhões de anos
– Estado do Nordeste lança edital de concurso com 4 mil vagas
– Cometa do Século: Nordeste se prepara para espetáculo no céu
– Nordeste tem 2 cidades do interior entre as mais eficientes do Brasil
A Le Shroom oferece um conjunto de tecnologias chamado AGRICULTURA DO FUTURO, que envolve:
- Unidades modulares: Estruturas equipadas com hardware e software para controle de temperatura, umidade e iluminação.
- Unidades produtivas de alta eficiência: Utilização de painéis solares e sensores para otimizar o ambiente de cultivo.
- Redes de fazendas verticais: Voltadas para a agricultura urbana, empregando tecnologias avançadas para aumentar a produtividade em áreas limitadas.
Essas tecnologias são essenciais para enfrentar os desafios climáticos e promover a sustentabilidade na produção de alimentos. Um dos principais produtos da Le Shroom é o cogumelo Juba de Leão, uma iguaria muito utilizada na alta gastronomia e na culinária vegana. Eles também produzem Cogumelos Medicinais.
Vantagens da Agricultura Controlada
As unidades de produção em ambiente controlado trazem diversas vantagens operacionais em relação à agricultura tradicional, como:
Vantagens | Benefícios |
Produção consistente | Independente de condições climáticas |
Alta produtividade | Maior rendimento por área de terra |
Eficiência no uso de água | Consumo reduzido e otimizado |
Segurança alimentar | Proteção contra patógenos e pragas agrícolas |
Apelo ao consumidor | Produtos de alta qualidade, especialmente em gastronomia e saúde |
Contexto e Expansão no Nordeste
A Le Shroom está localizada no estado do Rio Grande do Norte, com sua primeira unidade instalada em Tibau do Sul, Praia da Pipa e, atualmente, na cidade de Goianinha. A empresa tem atraído atenção no mercado de agricultura urbana, especialmente no Nordeste, região que enfrenta desafios climáticos para a produção agrícola. A startup planeja realizar eventos para captar investimentos e expandir suas operações.
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS – Nordeste vai ganhar Parque Aeroespacial; saiba mais
Oportunidade para Investidores
Com o crescente interesse na produção sustentável e a popularidade de soluções como a agricultura controlada, a Le Shroom está promovendo um evento exclusivo, Feira Inova, com convidados internacionais, em busca de investidores para ampliar a produção de suas unidades modulares.
O evento acontece de 13 a 14 de dezembro, e será uma oportunidade para investidores, conhecerem toda a tecnologia das unidades de plantio, bem como produtos produzidos e também produção de suas unidades residenciais modulares, trabalho de um setor da Le Shroom com foco me habitação sustentável.
A busca por investidores para expansão, visa aumentar a capacidade produtiva e consolidar a Le Shroom como uma referência no mercado de agricultura sustentável no Brasil.
Com uma visão focada no futuro da agricultura e sustentabilidade, a Le Shroom promete revolucionar o setor alimentício com suas tecnologias inovadoras e foco em eficiência. A expansão da startup no Nordeste representa um avanço significativo para a segurança alimentar e para o desenvolvimento econômico da região.
Para mais informações sobre a Le Shroom, saber como participar da Feira Inova – pelo telefone 84 991356817 e [email protected].
LEIA TAMBÉM:
– Terra do Vento: um paraíso perdido na divisa de três estados
– As lições do caso das manchas de óleo nas praias do Nordeste
– O impacto no Nordeste com a volta do horário de verão
– Paraísos do Nordeste colocam o Brasil como o melhor turismo de aventura do mundo