Nossa Senhora da Glória, localizada em Sergipe, foi o palco escolhido para o lançamento do Tour Virtual Forrageiras para o Semiárido, uma experiência que em breve estará disponível na plataforma Senar Play. Além disso, faz parte do itinerário dos óculos de realidade virtual que percorrem o país em eventos agropecuários e atividades do Senar. Esses recursos foram apresentados no estande do Senar Sergipe durante o Sealba Show 2024.
O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), agora será divulgado em todo o país de maneira ainda mais envolvente.
As filmagens foram realizadas nos dias 06 e 07 de fevereiro na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano. A equipe do Tour Brasil 360 graus capturou desde o processo de implantação da área de palma até a suplementação dos animais, passando pelo planejamento, plantio, seleção de raquetes, trituração da palma, mistura do concentrado, pesagem e manejo sanitário.
As diretrizes para as filmagens foram estabelecidas pela consultora de campo da CNA, Alenilda Carvalho, pelo assessor técnico do Senar Central, Vilton Júnior, e pelo supervisor do Projeto Forrageiras para o Semiárido em Sergipe, Célio Dantas.
O uso da tecnologia de imersão aproxima ainda mais o público urbano da realidade do campo. Alenilda Carvalho, consultora de campo da CNA, destaca: “A expectativa é alcançar um público mais amplo, tanto produtores quanto pessoas urbanas. O objetivo do 360 graus é levar inovação e tecnologia para todos, mesmo aqueles que não estão fisicamente no campo”.
Vilton Júnior, assessor técnico do Senar Central, relata que o tour teve início no ano passado, com casos de sucesso em várias feiras pelo Brasil, como a queijaria, o pulverizador autopropelido, o turismo rural, a piscicultura e a apicultura, todos já disponíveis na plataforma do Senar Play. Ele enfatiza que esse trabalho mostra os sistemas produtivos e tecnologias de forma imersiva, permitindo uma interação e aprendizado interessantes.
A URT de Nossa Senhora da Glória abrange uma área de aproximadamente 266 hectares e é uma base importante para pesquisas e tecnologias em agropecuária sustentável, com foco nos sistemas de produção de leite.
LEIA TAMBÉM:
– A saga de Whindersson para construir um teatro onde nasceu
– Nordeste ganha novo Parque Eólico de Gigante Holandesa
– Como é o feriado de carnaval nas cidades do Nordeste?
O projeto
O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável avalia o potencial produtivo de plantas forrageiras às condições de clima e solo do semiárido. Assim como, a sua capacidade de resiliência às condições de pastejo por ovinos, bovinos de corte e leite.