Os interessados devem aguardar a divulgação da programação mensal dos cursos e se inscrever pelo site do Programa
O prefeito José Sarto assinou, nesta terça-feira (07/03), o termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE), que ofertará 3.915 vagas para cursos profissionalizantes. Coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, a iniciativa possibilitará a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho pelo acesso a 39 cursos em eixos variados como: gastronomia, gestão, tecnologia e moda.
Os cursos serão gratuitos, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Poderão participar os fortalezenses acima de 16 anos.
“Temos um portfólio bem variado de cursos e já concluímos a primeira turma que capacitou cerca de 4 mil pessoas. Em média, 45% já saem encaminhadas para o mercado de trabalho, ou então seguem para o empreendedorismo. Este é um momento muito alegria, não apenas pela parceria com o Sistema Fiec, mas também por proporcionar ao fortalezense uma capacitação focada principalmente na juventude e nas mulheres chefes de família”, destacou Sarto.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Nogueira, somando os programas Fortaleza + Futuro e Fortaleza Capacita, até o final da gestão serão mais de 12 mil pessoas com formação, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. “Hoje, nós capacitamos mais que todas as capitais brasileiras, em termos absolutos. Grande parte delas já sai empregada, justamente porque fazemos a ligação com as vagas pelo Sine Municipal”, explicou.
Por sua vez, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, da qual faz parte o Senai, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Fortaleza não apenas traz conhecimento, mas muda a vida das pessoas. “Elas podem iniciar um novo negócio e crescer, indo além de aprender a vender, mas entendendo como cuidar de uma empresa. Esta é uma grande oportunidade que a Prefeitura oferece em diferentes áreas”, declarou.
Inscrições
Os interessados devem aguardar a divulgação da programação mensal dos cursos e apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.
As inscrições para o mês de abril poderão ser feitas online, a partir do dia 20/03, pela plataforma Mais Futuro e também na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), bem como nas unidades do Sine Municipal (Aldeota, Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira) ou na Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os interessados também podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 222 3656 ou pelo e-mail [email protected].
Geração de empregos
Em recorde histórico, Fortaleza se tornou a 1ª capital do Norte/Nordeste em vagas formais de trabalho, com saldo positivo de 37.625 novos trabalhos, conforme dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Por meio de investimentos no pequeno empreendedor, criação de programas para capacitação e acompanhamento, sobretudo de pessoas em situação de vulnerabilidade, além do diálogo permanente com os setores econômicos, os dados evidenciam que as políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza, como o Fortaleza + Futuro, vem dando resultados positivos.
Além disso, Fortaleza, atualmente o maior PIB do Nordeste, também é a cidade que lidera as regiões Norte e Nordeste com maior geração de empregos com carteira assinada. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), na Capital cearense, 7.5% das pessoas que buscam emprego estão desempregadas. No Ceará o número é 7.8% e a média nacional é 7.9%. Atualmente, esta é a menor taxa de desocupação do Norte e Nordeste.
Saiba mais
O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março de 2022. Com capacitações gratuitas de carga horária entre 16h/a e 400h/a, presenciais ou on-line, tem como intuito promover o acesso a mais de 9 mil vagas até 2024. A iniciativa é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).