Com um aporte inicial de R$ 2,5 milhões, o Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae, lançou na última sexta-feira (19) o Programa de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco. A cerimônia teve lugar no Auditório da Governadoria e contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e dos prefeitos dos seis municípios que abrangem a área de 2.800 quilômetros quadrados do parque.
O programa, visando impulsionar o turismo na região, promover o desenvolvimento econômico local e criar oportunidades de emprego e renda para o Seridó, está alinhado à política estadual de interiorização do turismo e à missão do Sebrae/RN de potencializar os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento regional.
A governadora Fátima Bezerra destacou a realização do projeto, que inseriu o Seridó na lista de geoparques da Unesco em 2022, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no início da pandemia da Covid-19. Ela enfatizou a sensibilidade, foco, determinação e planejamento que levaram a esse feito extraordinário. A governadora também anunciou a pavimentação do trecho da estrada que conecta os municípios de São Tomé e Cerro Corá.
Décimo Lima, presidente nacional do Sebrae, expressou o compromisso de intensificar os investimentos no geoparque, destacando a importância de melhorar a qualidade de vida das 100 mil pessoas que residem na região. O deputado federal Fernando Mineiro, ex-titular da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (SEGRI/RN), anunciou a destinação de emendas parlamentares para fortalecer o turismo comunitário no Seridó.
LEIA TAMBÉM:
– Estudante cria remédio contra dermatite com cacto do Nordeste
– Quais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?
– Petrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima
– PAC vai levar Metrô de Salvador até o Campo Grande
A Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) investiu R$ 190 mil em recursos próprios para a execução do projeto básico de sinalização turística, requisito fundamental para o reconhecimento pela Unesco. A presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Roberta Duarte, destacou a parceria com o Sebrae e anunciou a participação do Seridó Geoparque em eventos internacionais.
Com aproximadamente 10 mil visitantes anuais estimados pela Setur, mesmo sem estar totalmente concluído, o geoparque já influencia atividades como artesanato e gastronomia. Com o desenvolvimento contínuo, espera-se que o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO se torne um destaque no cenário nacional e internacional, promovendo o turismo sustentável e preservando a rica diversidade geológica e cultural da região.