O Governo do Rio Grande do Norte deu mais um passo importante rumo à construção do primeiro Porto-Indústria Verde do estado, que será erguido no litoral do município de Caiçara do Norte.
A princípio, iniciativa é estruturada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que iniciou nesta semana uma etapa decisiva: o envio de pedido de propostas (RFP) para 18 empresas interessadas em realizar os estudos técnicos que viabilizarão o projeto.
Com investimento estimado em R$ 5,6 bilhões, o porto será voltado à cadeia de energias renováveis, com destaque para a produção e exportação de hidrogênio verde, energia eólica offshore e insumos industriais de baixo carbono.

O que é um Porto-Indústria Verde?
Ao mesmo tempo, um Porto-Indústria Verde é um terminal portuário integrado a um polo industrial que opera com baixa emissão de carbono. Dessa forma, foca principalmente para a produção e exportação de energias limpas. Assim, esse modelo prioriza práticas sustentáveis e atrai indústrias comprometidas com a transição energética e a descarbonização da economia.
Entre os principais benefícios de um porto-indústria verde, destacam-se:
- Geração de empregos qualificados e desenvolvimento econômico regional;
- Atração de investimentos internacionais ligados à economia verde;
- Redução de emissões de gases do efeito estufa;
- Integração com cadeias globais de energia limpa, como o hidrogênio verde;
- Interiorização da infraestrutura portuária, promovendo crescimento fora dos grandes centros urbanos.
Estrutura do projeto e próxima etapa
A empresa selecionada nesta nova fase será responsável por realizar diagnósticos e análises técnicas, jurídicas, ambientais e financeiras. Esses estudos vão embasar a Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizará a construção e operação do terminal.
De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca, “essa fase sinaliza o nível de maturidade do projeto e é fundamental para atrair investidores com credibilidade e experiência em empreendimentos de grande porte”.
Como ocorrerá a seleção?
- Empresas devem comprovar atuação em portos com movimentação superior a 1,5 milhão de toneladas anuais;
- Experiência na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA);
- Qualificação jurídica em PPPs, desestatizações e fusões de alto valor;
- Histórico de implantação de terminais privados desde a concepção até a operação.
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Localização estratégica e descentralização
O novo porto será um projeto greenfield (construído do zero), em Caiçara do Norte, no litoral potiguar. Contudo, a escolha do local foi feita com base em Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Contudo, ao contrário de projetos anteriores concentrados na Região Metropolitana de Natal, essa iniciativa promove a interiorização dos investimentos em infraestrutura. Desse modo, descentraliza o desenvolvimento econômico do estado.
Próximas etapas do cronograma:
Etapa | Previsão |
---|---|
Conclusão dos estudos técnicos (RFP) | até o fim de 2025 |
Licitação para a PPP | início de 2026 |
Início das obras | após licenciamento ambiental e modelagem financeira |
Operação do porto | a partir de 2028 (estimativa) |
Potencial de integração com mercados globais
De acordo com o Governo do RN, o Porto-Indústria Verde de Caiçara do Norte será peça-chave na consolidação de um “hub verde” no Nordeste brasileiro, com capacidade para conectar a produção de energia limpa do estado aos mercados europeu, asiático e norte-americano.
Em suma, a expectativa é que o porto se torne um canal logístico essencial para exportação de hidrogênio verde, produto altamente demandado por países comprometidos com metas de descarbonização.
Destaques do projeto:
- Investimento previsto: R$ 5,6 bilhões
- Localização: Caiçara do Norte (RN)
- Foco: Hidrogênio verde, energia eólica offshore e economia de baixo carbono
- Início das obras: previsto para 2026
- Modelo: Parceria Público-Privada (PPP)
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