Início » Cotidiano » Projeto do Jovem que ganhou Prêmio Nobel é focado na qualidade da água

Cotidiano

Projeto do Jovem que ganhou Prêmio Nobel é focado na qualidade da água

Um nordestino fez história e ganhou uma premiação internacional de destaque. Trata-se do jovem piauiense Manoel José Nunes Neto, de 16 anos. Ele conquistou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, com seu projeto ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
29 de agosto de 2024 - às 09:43
Atualizado 29 de agosto de 2024 - às 09:43
5 min de leitura
Manoel José Nunes Neto apresentando seu projeto foto arquivo pessoal
Manoel José Nunes Neto apresentando seu projeto foto arquivo pessoal

Um nordestino fez história e ganhou uma premiação internacional de destaque. Trata-se do jovem piauiense Manoel José Nunes Neto, de 16 anos. Ele conquistou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, com seu projeto Aquatic Rover. A competição é promovida pelo Stockholm International Water Institute (SIWI).

A princípio, o concurso científico é frequentemente comparado ao Prêmio Nobel para jovens cientistas.

A princípio, o Aquatic Rover, apresenta um grande potencial para revolucionar o monitoramento da saúde dos corpos d’água. Dessa forma, reduzindo a necessidade de técnicos em campo e diminuindo a exposição a áreas contaminadas.

Entenda como o projeto pode solucionar problemas tratados no legislativo do Piauí

Conexão com a Legislação

O robô desenvolvido por Manoel se alinha com as preocupações já manifestadas no legislativo piauiense.

Um exemplo é a Lei 8196/23, proposta pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), que estabelece normas para a divulgação das análises de qualidade da água pelas empresas de distribuição.

A legislação também prevê penalidades em caso de descumprimento, visando maior transparência e permitindo que a população acompanhe de perto a qualidade da água fornecida.

Demandas no Legislativo

O tema da qualidade da água tem sido recorrente na Alepi. A deputada Gracinha Mão Santa, por exemplo, conseguiu a aprovação de uma matéria que cobrava melhorias da Agespisa no tratamento de esgoto em Parnaíba.

Em Piripiri, problemas na distribuição de água levaram o deputado Marden Menezes (Progressistas) a exigir soluções. O deputado Henrique Pires (MDB) também se mostrou preocupado com a qualidade da água proveniente de poços, ressaltando a importância do tema.

Impacto da Inovação

A vitória de Manoel Nunes foi celebrada não apenas pelo reconhecimento internacional, mas também pelo potencial impacto positivo de sua invenção.

O deputado Ziza Carvalho (MDB) destacou a relevância do projeto para a humanidade e a importância de proteger e fiscalizar o uso adequado dos recursos hídricos.

“O Piauí possui grandes bacias hidrográficas, e é gratificante ver um piauiense contribuindo para a ciência e para a preservação da natureza com uma invenção que melhora a qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.

deputado Henrique Pires
deputado Henrique Pires foto Alepi

LEIA TAMBÉM:
Sergipe pode ter duas novas fábricas instaladas até 2026
Conheça o nordestino que ganhou o Prêmio Nobel para jovens
Conheça as 10 menores cidades do Nordeste
IBGE revela números da população atual de todo o Nordeste

Desafio com jovens do mundo inteiro

Manoel Nunes foto reprodução
Manoel Nunes foto reprodução

Ao mesmo tempo, o jovem do Piauí enfrentou jovens cientistas de diversos países. Após passar por uma série de testes rigorosos, o Aquatic Rover provou sua eficácia na coleta de dados, destacando-se como uma solução que pode impactar a gestão da qualidade da água em nível global.

Até o governador do Estado, Rafael Fonteles expressou, em suas redes sociais, sua satisfação pela vitória de Manoel. Ao mesmo tempo, ele ressaltou que a conquista e seu reconhecimento internacional evidenciam o talento científico emergente do Brasil, principalmente do estado do Piauí.

“Com o projeto ‘Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo’, Manoel obteve destaque internacional, trazendo orgulho tanto para o Brasil quanto para o Piauí”, celebrou Rafael.

Jovem cientista com Governador foto divulgação
Jovem cientista com Governador foto divulgação

LEIA TAMBÉM
Conheça cinco países que surgiram e acabaram dentro do Nordeste
O dia que Bob Marley fez questão de conhecer um nordestino
Nordeste é o destino preferido do programa Voa Brasil

Sobre o Aquatic Rover

Aspecto Descrição
Nome do Projeto Aquatic Rover
Premiação Vencedor do Prêmio Nobel Jovem, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI)
Desenvolvedor Manoel Nunes, jovem cientista do Piauí
Objetivo Principal Revolucionar o monitoramento da saúde dos corpos d’água, reduzindo a necessidade de técnicos em campo e diminuindo a exposição a áreas contaminadas
Características Portátil, acessível, autônomo, capaz de navegar em diferentes ambientes aquáticos
Funcionalidades Coleta de dados sobre qualidade da água, incluindo pH, turbidez e oxigênio dissolvido
Modelos Disponíveis Dois modelos, com sensores que enviam dados para um servidor, permitindo análise em computador ou celular
Impacto e Aplicações Facilita o monitoramento da qualidade da água, especialmente em áreas remotas, oferecendo uma solução prática para comunidades, pesquisadores e organizações
Eficácia Provou sua eficácia em testes rigorosos, destacando-se como uma solução que pode impactar a gestão da qualidade da água em nível global
Importância Ambiental Democratiza o acesso a informações ambientais cruciais, possibilitando a aplicação em áreas de difícil acesso


Leia mais:
Nos últimos dias de Olimpíadas, jovem nordestino do Piauí virou notícia