Governadora Raquel Lyra entregou o primeiro avião destinado a fortalecer as operações de segurança em todo o Estado.
Ontem a Segurança Pública de Pernambuco recebeu a primeira aeronave da corporação, um modelo SENECA II. A entrega ocorreu nas instalações do Grupamento Tático Aéreo do Estado de Pernambuco (GTA), no bairro do Ibura, e foi realizada pela governadora Raquel Lyra. Esse avião ampliará as operações aéreas em todo o território pernambucano, garantindo maior agilidade e eficiência nas atividades de socorro e polícia. Sua aquisição é uma das iniciativas do programa Juntos Pela Segurança, a política de segurança pública do Estado.
“É um marco na história de Pernambuco, pois pela primeira vez o Grupamento Tático Aéreo recebe uma aeronave de asa fixa para proporcionar maior agilidade e rapidez às forças de segurança em operação. Este avião será utilizado principalmente na Defesa Civil, mas também pelo Corpo de Bombeiros, não apenas nas operações policiais, mas também no transporte e deslocamento daqueles que necessitam de assistência. O GTA possui uma equipe altamente capacitada para operar esta aeronave, que agora faz parte da segurança pública de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
A aeronave, identificada pelo GTA como DEFESA 05, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, com autonomia de voo de até cinco horas sem a necessidade de reabastecimento e a capacidade de operar a altitudes de até 12 mil pés. Além disso, o avião está equipado com tecnologias que aprimoram a sua capacidade de voar mesmo em condições meteorológicas adversas. Este equipamento proporciona maior velocidade, eficiência, economia e segurança para as forças de segurança.
O coronel Câmara Júnior, comandante do GTA, explicou que o avião auxiliará no resgate de feridos e agilizará o transporte de órgãos destinados a pacientes que aguardam transplantes. “Utilizaremos a aeronave tanto para apoiar as atividades policiais, como transporte de tropas, quanto na área de defesa civil. Será possível transportar feridos, órgãos e pacientes doentes. Portanto, é uma ferramenta que chega para somar e otimizar os serviços atualmente realizados pelo Grupamento Tático Aéreo”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
– Internautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste
– Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste
– Por que o Nordeste é a região de grande destaque do Brasil em 2023?
– Lula confirma que Nordeste ganhará unidade do ITA e 1º vestibular já tem data
Adquirido por meio de apreensão pela Polícia Federal, este avião representa um avanço significativo na mobilidade das polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Pernambuco, bem como da Secretaria de Saúde. Com essa aquisição, o GTA terá sua capacidade de atuação ampliada, o que resultará em maior agilidade nas operações policiais em todas as regiões do Estado.
Conforme a tradição da aviação, antes do primeiro voo, a aeronave foi batizada com um arco de água lançado por dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar.
Durante a entrega, estiveram presentes os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Túlio Vilaça (Casa Civil), o delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho, que foi anunciado como secretário de Defesa Social, o comandante geral da Polícia Militar, Tibério Cesar dos Santos, o subchefe da Polícia Civil, Mauro Cabral, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Luciano Fonseca, o chefe da Polícia Científica, Fernando Benevides, e o diretor-presidente da DNATA, Phillips Mc Grame.