A luta contra a importunação sexual nos ônibus intermunicipais da Paraíba ganhará uma campanha contínua, juntamente com a criação de um protocolo de ação e a realização de capacitações para os profissionais envolvidos no setor. Essas medidas foram decididas durante uma reunião realizada no Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB) na última sexta-feira (14). Participaram do encontro a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, bem como representantes das empresas de ônibus.
A reunião foi motivada por um incidente no qual uma passageira foi assediada por um homem de 69 anos em um ônibus que fazia o trajeto de Patos a João Pessoa. “Nosso objetivo foi unir esforços para prevenir e fiscalizar ainda mais esse tipo de situação nos transportes intermunicipais do estado, tanto nos ônibus como na balsa entre Cabedelo e Lucena”, explicou Filipe Maia, diretor administrativo do DER/PB, que mobilizou e presidiu a reunião.
Os órgãos envolvidos decidiram formar um grupo de trabalho que será responsável por desenvolver estratégias e buscar soluções para o problema. Esse grupo terá como objetivo criar protocolos e programas de treinamento para os agentes que trabalham nos terminais rodoviários, desde a venda de bilhetes até o embarque, a viagem e o desembarque.
LEIA TAMBÉM:
– Paraíba ganha lei que obriga aplicativos de entrega e transporte a terem escritório físico
– Nordeste tem 100% de adesão à Lei Paulo Gustavo para projetos culturais
É importante ressaltar que a importunação sexual é considerada crime de acordo com a lei 13.718/2018, com uma pena que varia de 1 a 5 anos de prisão. Anteriormente, era classificada como uma infração de menor potencial ofensivo.
Dados adicionais revelam que uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva mostrou que 71% das pessoas conhecem alguma mulher que já sofreu importunação em espaços públicos, e 97% afirmam terem sido vítimas dessa prática em meios de transporte.
REDAÇÃO com Assessoria