A Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, proposta pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, será instalada nesta terça-feira (25). Lideranças cooperativistas de várias regiões do estado e parlamentares membros da Frente devem participar do lançamento, a partir das 14h, no Auditório João Eudes da Nóbrega da Assembleia Legislativa da Paraíba.
O presidente do Sistema OCB/PB*, André Pacelli, elogia a iniciativa e acredita que a atuação da Frencoop-PB pode contribuir com o debate e a aprovação de políticas públicas favoráveis ao cooperativismo. “Esperamos contar com uma Frente atuante, que apoie projetos para solucionar entraves e impulsionar o desenvolvimento das cooperativas em nosso estado”, afirmou o dirigente.
O deputado Eduardo Carneiro afirmou, em visita recente à OCB/PB, que a Frente vai fortalecer a representação do cooperativismo na Assembleia Legislativa. “Todos os projetos que disserem respeito ao cooperativismo serão discutidos no âmbito da Frente Parlamentar antes de serem encaminhados para a votação no plenário”, destacou.
O Sistema OCB/PB* representa 92 cooperativas filiadas, que congregam 67.949 cooperados e geram aproximadamente 3 mil empregos diretos, nos ramos agropecuário, de crédito, saúde, consumo, infraestrutura, transporte, trabalho, produção de bens e serviços. Em 2021, estas cooperativas movimentaram mais de R$ 2 bilhões em receita e contribuíram com a arrecadação de mais de R$ 25 milhões em tributos.
*Sistema OCB/PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop-PB)