Uma Operação Integrada teve início nesta semana em Paulo Afonso, nordeste da Bahia. Formada por órgãos públicos estaduais e federais, a iniciativa tem o objetivo de vistoriar e combater crimes ambientais, além de proteger as comunidades tradicionais e do patrimônio nas proximidades do Rio São Francisco.
Estão na pauta o combate ao desmatamento, captação irregular, abastecimento e qualidade da água, gerenciamento de resíduos sólidos, extração irregular de minérios, comércio ilegal de animais silvestres, pesca predatória, e o incentivo ao não prejuízo dos patrimônios ambiental, histórico e cultural.
A coordenação é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MP) e Federal (MPF) da Bahia, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPA).
Ao final da operação, vai ser realizada uma audiência pública para apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.
O encontro vai ser realizado no dia 2 de dezembro, no Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS), em Paulo Afonso.
Com informações do A Tarde