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Obras do VLT de Salvador chegam a 50% no Trecho 1 e reforçam transformação da mobilidade

O novo sistema vai impactar diretamente a rotina de milhares de soteropolitanos, promovendo uma mudança estrutural na forma de deslocamento pela cidade.
Eliseu Lins, da Agência NE9
18 de dezembro de 2025 - às 06:25
Atualizado 18 de dezembro de 2025 - às 06:25
3 min de leitura

As obras do Trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, atingiram 50% de execução, marcando um avanço decisivo em um dos projetos mais estratégicos de mobilidade urbana da capital baiana.

O andamento dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, durante agenda oficial de monitoramento do Governo do Estado.

A princípio, o VLT é considerado uma obra estruturante para Salvador, especialmente para a Cidade Baixa e o Subúrbio Ferroviário, regiões historicamente carentes de investimentos em transporte de alta capacidade.

Importância do VLT para Salvador

O novo sistema vai impactar diretamente a rotina de milhares de soteropolitanos, promovendo uma mudança estrutural na forma de deslocamento pela cidade. Entre os principais benefícios estão:

  • Redução do tempo de deslocamento entre bairros da Cidade Baixa e o centro
  • Integração do Subúrbio Ferroviário a outras regiões da capital e à Região Metropolitana
  • Melhoria da qualidade do transporte público, com mais conforto, segurança e regularidade
  • Valorização urbana das áreas ao longo do traçado
  • Estímulo ao desenvolvimento econômico e social, com geração de empregos e novos investimentos

Para o secretário Afonso Florence, o VLT vai além da infraestrutura. “O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, melhorar a qualidade do transporte urbano e elevar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Avanço das obras e testes operacionais

Além do progresso nas intervenções físicas, o projeto avança para a fase de operação assistida, etapa que inclui testes técnicos e ajustes operacionais antes do início da operação comercial.

No Trecho 1, os serviços em execução envolvem:

  • Implantação da via permanente
  • Obras de drenagem
  • Requalificação urbana do entorno
  • Construção de estações e estruturas operacionais

As intervenções são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios executores, com acompanhamento contínuo do Governo do Estado.

Uma das maiores obras de mobilidade do país

Segundo o presidente da CTB, Eracy Lafuente, o VLT de Salvador se destaca pela escala e impacto territorial. “Estamos executando hoje uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil, com forte impacto no desenvolvimento territorial, conectando diferentes regiões da cidade e da Região Metropolitana”, destacou.

Sobre o VLT de Salvador

Quando concluído, o VLT de Salvador terá 43,31 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos, promovendo uma ampla integração do sistema de transporte da capital. Sendo assim, o empreendimento soma R$ 5,4 bilhões em investimentos, consolidando-se como uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento no país.

Portanto, além de modernizar o transporte público, o projeto se firma como um vetor de desenvolvimento econômico, impulsionando a economia local, gerando empregos e contribuindo para a requalificação urbana ao longo de todo o corredor ferroviário.

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Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.