O Governo do Piauí enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para estabelecer a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital. O objetivo é promover o uso ético da inteligência artificial para impulsionar o crescimento do estado.
Piauí será pioneiro no país
A nova pasta buscará fomentar a inovação e o empreendedorismo na área de inteligência artificial e pesquisa. Além disso, será responsável por garantir a aplicação transparente, justa e inclusiva da IA, sempre considerando os impactos sociais, éticos e legais. O projeto de lei também autoriza a integração da Secretaria ao Conselho de Transformação Digital, Economia Digital, Inteligência Artificial e Inovação do Estado do Piauí.
Palestra apresentar um novo Piauí repleto de oportunidades e potencialidades
Nesta segunda-feira (8), o governador Rafael Fonteles proferiu a palestra “Visão de Futuro para o Desenvolvimento do Estado do Piauí (VFDEP)” no Centro de Convenções de Teresina. A apresentação atraiu representantes de diversas instituições, do setor produtivo, políticos e líderes sociais, preenchendo completamente o auditório com mais de 1200 pessoas ávidas por conhecer um novo Piauí repleto de oportunidades e potencialidades para atrair investimentos.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem cinco shoppings entre os 10 maiores do Brasil
– Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional
– Estado do Nordeste movimenta R$ 1,7 bilhão na alta temporada
– Maior cidade do Nordeste bate recorde de voos internacionais</a
Durante a palestra, foram abordados os principais setores econômicos, incluindo Agropecuária e Agroindústria; Energias Renováveis e Indústria de Produtos Verdes; Mineração e Indústria de Produtos Minerais; Logística; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Inteligência Artificial (IA); Turismo; Serviços de Saúde e Educação; Biotecnologia e Bioeconomia; Empreendimentos de Pequeno Porte; Agricultura Familiar; e Economia Criativa.
Em suma, Fonteles enfatizou que o verdadeiro desenvolvimento socioeconômico do Piauí deve envolver todos os segmentos da sociedade. Além disso, o foco é no emprego e na garantia de renda para todos. Ele ressaltou a importância de diretrizes claras para orientar a conduta dos agentes públicos, empresariais e entidades da sociedade civil em direção a objetivos comuns.
LEIA TAMBÉM:
– Capital no Nordeste é o destino de Lua de Mel preferido no país
– Nordeste tem azeite extravirgem com premiação internacional
– São João de Campina terá voos diários do Rio de Janeiro
Além disso, foram apresentados os resultados das missões internacionais lideradas pelo governador. Desse modo, evidenciando a abertura econômica do Piauí para o mercado internacional. Ao longo de oito viagens durante sua gestão, Rafael destacou as riquezas e os diferenciais do estado para potenciais investidores, empresários e empreendedores.