O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para baixa umidade, abrangendo 16 estados e o Distrito Federal.
Na Região Nordeste, os estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão estão sob esse alerta, enfrentando uma umidade relativa do ar que varia entre 12% e 20%.
Além disso, há um alerta amarelo, indicando perigo potencial, para baixa umidade nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
No restante do país, o alerta laranja também se aplica aos estados de Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste; e Paraná, no Sul.
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste registra 2 tremores de terra em 12 horas
– Salário mínimo: Governo aumenta ainda mais valor para 2025
– Como um estado do Nordeste quer gerar 10 mil novos empregos
– Nordeste tem a “melhor safra” de governadores de sua história
Diante dessas condições adversas, o Inmet recomenda que a população, especialmente no Nordeste, tome precauções adicionais: aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
Além disso, é aconselhável intensificar o uso de hidratantes e manter os ambientes devidamente umidificados para mitigar os efeitos da baixa umidade na saúde.
REDAÇÃO com Agência Brasil