Início » Política » Mais cidades maranhenses receberão Estações Tech, espaços descentralizados de inclusão digital

Política

Mais cidades maranhenses receberão Estações Tech, espaços descentralizados de inclusão digital

Imagine se todas as regiões do Maranhão possuíssem centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica? Esse cenário está prestes a se tornar realidade com o anúncio da expansão das Estações Tech, ação coordenada pelo Governo ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
17 de março de 2023 - às 08:48
Atualizado 17 de março de 2023 - às 08:48
2 min de leitura

Imagine se todas as regiões do Maranhão possuíssem centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica? Esse cenário está prestes a se tornar realidade com o anúncio da expansão das Estações Tech, ação coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A ampliação das redes de Estações Tech foi definida em acordo assinado na última segunda-feira (13), pelo governador Carlos Brandão, durante a abertura do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado em São Luís.

O acordo de expansão prevê parceria entre o Executivo Estadual, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA).

“Excelente iniciativa que reflete o compromisso do Governo do Maranhão com o processo de inclusão digital, beneficiando milhares de maranhenses e promovendo justiça social”, destacou a secretária Natássia Weba, titular na Secti.

As Estações Tech funcionam com infraestrutura de laboratórios makers, para permitir a inclusão digital da população carente da cidade. Nos locais, são realizadas atividades de formação e aproximação digital com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Cada Estação Tech é composta por dez computadores desktops, uma impressora 3D, uma serra tico-tico de bancada, um kit Micro Retífica, uma fonte de bancada DC 15V ou mais, um Multímetro Digital e mobiliário.

Nos locais será disponibilizada internet e serão oferecidas capacitações em parceria com instituições como a UEMANet, oficinas da Maratoninha Maker e Inova Galera, além de projetos do Eixo Educação, do programa Inova Maranhão.