Imagine se todas as regiões do Maranhão possuíssem centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica? Esse cenário está prestes a se tornar realidade com o anúncio da expansão das Estações Tech, ação coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
A ampliação das redes de Estações Tech foi definida em acordo assinado na última segunda-feira (13), pelo governador Carlos Brandão, durante a abertura do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado em São Luís.
O acordo de expansão prevê parceria entre o Executivo Estadual, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA).
“Excelente iniciativa que reflete o compromisso do Governo do Maranhão com o processo de inclusão digital, beneficiando milhares de maranhenses e promovendo justiça social”, destacou a secretária Natássia Weba, titular na Secti.
As Estações Tech funcionam com infraestrutura de laboratórios makers, para permitir a inclusão digital da população carente da cidade. Nos locais, são realizadas atividades de formação e aproximação digital com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Cada Estação Tech é composta por dez computadores desktops, uma impressora 3D, uma serra tico-tico de bancada, um kit Micro Retífica, uma fonte de bancada DC 15V ou mais, um Multímetro Digital e mobiliário.
Nos locais será disponibilizada internet e serão oferecidas capacitações em parceria com instituições como a UEMANet, oficinas da Maratoninha Maker e Inova Galera, além de projetos do Eixo Educação, do programa Inova Maranhão.