Podio em Ubatuba na segunda etapa do Drean Tour 2025
Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foi oficialmente reconhecida como Capital Brasileira do Surfe neste mês de julho. A cidade sediou duas grandes competições nacionais em sequência na Praia de Itamambuca: a Taça Brasil de Surf e, no último fim de semana, a segunda etapa do CBSurf Dream Tour 2025, a elite do surfe brasileiro.
Finais com forte presença nordestina
A princípio,a A Taça Brasil é a porta de entrada para o Dream Tour, reunindo centenas de atletas que sonham em integrar a principal divisão do surfe nacional. Já o Dream Tour é reservado aos melhores surfistas do país, e a etapa de Ubatuba contou com disputas eletrizantes e ondas de até 4 pés.
Com baterias acirradas, a competição no último dia de disputas teve como destaque surfistas nordestinos. Assim, dos oito atletas nas quartas de final do masculino, cinco eram da região. No feminino, três cearenses chegaram às semifinais.
Quartas de final masculina
1.a: Amando Tenorio (AL) x Fabricio Bulhões (BA)
2.a: Yage Araujo (BA) x Luel Felipe (PE)
3.a: Caio Costa (SP) x Wiggolly Dantas (SP)
4.a: Rafael Venuto (CE) x Cauã Gonçalves (SP)
Semifinais feminina
1.a: Juliana dos Santos (CE) x Silvana Lima (CE)
2.a: Laura Raupp (SC) x Yanca Costa (CE)
Juliana dos Santos, Yanca Costa , Silvana Lima , Laura Raupp , Luel Felipe , Cauã Gonçalves , Amando Tenório e Wiggolly Dantas Foto Daniel Smorigo CBSurf
Disputas no Feminino
A catarinense Laura Raupp brilhou na etapa, conquistando sua segunda vitória consecutiva no circuito. Assim. com excelente performance, Laura teve a melhor média do evento na semifinal contra Yanca Costa e confirmou seu favoritismo ao vencer a final contra a veterana Silvana Lima, uma das maiores referências do surfe feminino no Brasil.
Laura segue invicta em 2025 e lidera o ranking feminino com folga, consolidando-se como o principal nome da nova geração do surfe profissional.
Laura Raupp foto CBSURF Daniel Smorigo
Disputas no Masculino
O grande campeão da etapa foi o pernambucano Luel Felipe, local de Porto de Galinhas. Além disso., ele teve um caminho difícil até o topo, superando o baiano Yage Araújo nas quartas, o alagoano Amando Tenório na semifinal e, na grande final, derrotando o paulista Cauã Gonçalves.
“Estou tentando entender, absorver ainda tudo isso que aconteceu. Mas, está sendo muito bom vencer essa etapa, empatar com o Dodô (Douglas Silva) como vencedor de duas etapas. Então, Ipojuca agora tem quatro vitórias no Dream Tour”, destacou Luel Felipe. “É uma cidade muito pequena e a gente tem essa marca já e um título brasileiro, então Ipojuca e Pernambuco estão muito bem representados no surfe. Quero agradecer a administração de Ipojuca, porque é através do incentivo lá da Prefeitura, que tá todo mundo voando. Aconselho até outras prefeituras fazerem o mesmo, assim teremos vários atletas representando bem suas cidades”. afirmou Luel no pódio.
Luel Felipe em ação foto CBSURF Daniel Smorigo
Surfe brasileiro em alta com protagonismo nordestino
A performance dos atletas do Nordeste nas duas primeiras etapas do Dream Tour reafirma a força da região no cenário do surfe nacional. Além disso, após a vitória de Douglas Silva na estreia em Porto de Galinhas, o título de Luel Felipe em Ubatuba mostra que o surfe nordestino está em plena ascensão, com 6 atletas no top 10 do circuito masculino e 7 nomes no top 10 feminino.
Portanto, com o ranking 2025 cada vez mais disputado, a próxima etapa promete ainda mais emoção na corrida pelo título brasileiro da temporada 2025.
RANKING CBSURF DREAM TOUR 2025 – 2 etapas:
TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o: Yage Araujo (BA) – 13.100 pontos
2.o: Douglas Silva (PE) – 12.000
3.o: Luel Felipe (PE) – 11.000
4.o: Rafael Venuto (CE) – 10.200
5.o: Cauã Gonçalves (SP) – 10.000
6.o: Marcos Correa (SP) – 8.700
7.o: Amando Tenorio (AL) – 8.500
8.o: Daniel Adisaka (SP) – 7.200
9.o: Alex Ribeiro (SP) – 7.200
10.o: Mateus Sena (RN) – 7.100
TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a: Laura Raupp (SC) – 20.000 pontos
2.a: Juliana dos Santos (CE) – 14.500
3.a: Silvana Lima (CE) – 14.500
4.a: Monik Santos (PE) – 10.200
5.a: Diana Cristina (PB) – 10.200
6.a: Yanca Costa (CE) – 10.100
7.a: Larissa dos Santos (CE) – 8.700
8.a: Kemily Sampaio (SP) – 8.700
9.a: Nathalie Martins (PR) – 8.700
10.a: Potira Castaman (BA) – 8.700
Sobre o Dream Tour
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf com promoção da Dream Factory e acontece com o patrocínio master da Corona Cero, contando também com patrocínio da Gerdau e apoio da Mormaii, Ocean Pact e parafinas FuWax. Esta segunda etapa recebe o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Turismo Ubatuba-SP, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e suporte da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Federação de Surf do Estado de São Paulo.