O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, por meio da Portaria MPS nº 1.124/2025, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), os novos índices de reajuste aplicáveis aos benefícios, salários de contribuição e pecúlios a partir deste mês.
A princípio, essas atualizações são fundamentais para garantir a correção monetária dos valores e manter o poder de compra dos beneficiários da Previdência Social.
A medida utiliza a Taxa Referencial (TR) de abril de 2025 como base para o reajuste. Desse modo, varia conforme o período de contribuição e o tipo de benefício ou salário.
De acordo com a Portaria, o objetivo da medida é atualizar monetariamente os valores que compõem os cálculos dos benefícios previdenciários. Dessa forma,, inclui salários de contribuição, pecúlios e parcelas em atraso, assegurando que a correção ocorra de forma justa e compatível com as variações econômicas.

O que são os pecúlios?
O pecúlio é um valor acumulado que pode ser recebido por aposentados ou herdeiros de segurados que contribuíram ao INSS após a aposentadoria e não solicitaram a devolução dessas contribuições. A atualização dos índices garante uma remuneração mais justa a esses valores.
Onde consultar as tabelas completas?
As tabelas completas, com os fatores de atualização mês a mês, estão disponíveis no site oficial da Previdência Social:
🔗 https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/legislacao
A nova portaria já está em vigor e deverá ter implementação com o apoio técnico da DATAPREV.
LEIA TAMBÉM
– Empresa chega ao Nordeste com voo internacional de baixo custo
– Azul terá 4 mil assentos extras para o São João do Nordeste
– Como o Nordeste está ampliando laços comerciais com a China
– Estado do Nordeste usará a natureza no combate às mudanças climáticas