O Governo Federal lançou nesta terça-feira (26) a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um plano que visa levar internet de alta velocidade, wi-fi e equipamentos tecnológicos para todas as escolas públicas do país até 2026. O decreto que institui a estratégia foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou a novidade durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.
Segundo o presidente, a iniciativa é fundamental para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para os estudantes brasileiros, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19. “Temos hoje a assinatura do decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário”, disse Lula.
Estratégia será coordenada por um comitê interministerial
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que a estratégia será coordenada por um comitê interministerial, formado pelos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Casa Civil, e contará com recursos do Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do leilão do 5G. Ele destacou que mais da metade das escolas brasileiras, atualmente, não tem wi-fi e que algumas têm acesso à internet apenas na sala da direção.
LEIA TAMBÉM:
–Maior cidade do Nordeste vai ter ônibus de graça para estudantes
– Jumenta encanta a web com sua festa de Barbie
– Nordeste tem a maior árvore frutífera do mundo e é um cajueiro
– Como o Nordeste se prepara para enfrentar o El Niño 2023
“A estratégia é criar um comitê e, através do decreto assinado hoje, vão participar vários ministérios – Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil. Os recursos serão do Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e também do leilão do 5G”, disse Santana.
O ministro acrescentou que a meta é que até o final de 2026 nenhuma escola pública deixe de ter conectividade com fins pedagógicos. “Não é só ter internet com baixa velocidade. E ter equipamento, um laboratório de informática, tablet, computador, wi-fi na escola”, afirmou.
O que é a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas?
- Estratégia Nacional de Escolas Conectadas: plano do governo federal para levar internet e tecnologia para as escolas públicas
- Plano Nacional de Educação (PNE): documento que define metas para a educação brasileira até 2024, incluindo a universalização do acesso à internet e o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação básica
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): agenda global da ONU para o desenvolvimento sustentável até 2030, que estabelece metas para garantir uma educação inclusiva e equitativa para todos