Uma comitiva de governadores do Nordeste já está na Europa com um objetivo claro: atrair investimentos verdes para seus estados. Ao mesmo tempo, esta iniciativa busca impulsionar a economia da região e promover uma transição sustentável para fontes de energia limpa.
Na comitiva estão sete governadores: Rafael Fonteles (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Paulo Dantas (MDB-AL), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Fábio Mitidieri (PSD-SE), além do vice-governador do Maranhão, Felipe Costa Camarão (PT).
A missão internacional é uma organização em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O Consórcio Nordeste, que congrega essas lideranças, terá participação ativa na World Hydrogen 2024 Summit, uma das maiores feiras de hidrogênio verde do mundo, sediada em Roterdã, na Holanda, e ocorre nesta segunda e terça-feira (13 e 14). entre os dias 13 e 14 de maio.
Comitiva do Nordeste na Bélgica
Após a participação na feira, os governadores seguirão para Bruxelas, capital da Bélgica, onde realizarão uma reunião na sede da União Europeia, acompanhados pelo presidente da Apex, Jorge Viana. O objetivo é apresentar as oportunidades de investimento disponíveis no Nordeste brasileiro, especialmente na área de energia renovável e desenvolvimento sustentável.
A missão culminará em Berlim, na Alemanha. Lá, ocorre o ‘Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities’ (Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimento em Indústria Verde e Transição Energética, em inglês). O evento ocorre no dia 16 de maio.
Em resumo, essa iniciativa representa um passo significativo na busca por parcerias internacionais. Desse modo, o objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região Nordeste. Ao mesmo tempo, alinhado com os objetivos globais de combate às mudanças climáticas e promoção da energia limpa.
Foto: Reprodução