O governador João Azevêdo cumpriu agenda oficial em Brasília nesta quarta-feira (23), onde participou de audiências com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Camilo Santana (Educação). Na pauta, temas como a habilitação de novos leitos de UTI, projetos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os resultados do Alfabetiza Mais Paraíba e parcerias para a recuperação de prédios históricos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Avanços na Saúde: habilitação de leitos e novas policlínicas
Em reunião no Ministério da Saúde, João Azevêdo apresentou os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba no setor, destacando iniciativas como Opera Paraíba, Paraíba contra o Câncer e Coração Paraibano. Ele também ressaltou o trabalho de interiorização do atendimento de alta e média complexidade, com a construção de hospitais em várias regiões do estado.
Durante o encontro, o governador solicitou a habilitação de leitos de UTI nos hospitais de Cajazeiras, Piancó, Patos e no Hospital Metropolitano, em Santa Rita. Também discutiu com o ministro a assinatura de ordens de serviço para a implantação de policlínicas em João Pessoa e Campina Grande, prevista para o segundo semestre.
“A Paraíba tem dado passos importantes na Saúde, desde a implantação de UTIs aéreas para pacientes do SUS até a eliminação da fila de cirurgias eletivas. Com o apoio do Ministério da Saúde, vamos continuar avançando para oferecer um atendimento ainda mais humanizado e eficiente”, afirmou Azevêdo.
Educação: fortalecimento da alfabetização e preservação do patrimônio
No Ministério da Educação, o governador abordou o êxito das ações na área educacional, com destaque para o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que vem promovendo avanços significativos na alfabetização infantil em todo o estado.
Ao lado da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, João Azevêdo também solicitou apoio para a recuperação de importantes prédios históricos vinculados à universidade, como o da antiga Fundação José Américo, onde está prevista a instalação do Memorial Sivuca.
“Tivemos um diálogo extremamente positivo com o ministro Camilo Santana, que reconheceu o trabalho que vem sendo realizado na Educação da Paraíba e se mostrou receptivo às nossas demandas”, celebrou o governador.
Representantes presentes
Por fim, as audiências contaram ainda com a participação dos secretários estaduais Ari Reis (Saúde), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos) e Adauto Fernandes (executivo da Representação Institucional).
LEIA TAMBÉM
– ‘Taxa das blusinhas’: 2 estados do Nordeste não elevarão ICMS
– Conheça as cidades mais altas de cada estado do Nordeste
– Quais os times do Nordeste com mais renda e público em 2025?
– Tesouro da cultura do Nordeste ganha reconhecimento mundial