O estudante Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, jovem nordestino natural de Fortaleza, no Ceará, foi o primeiro cearense a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada no Japão, na última semana. Essa foi a primeira participação dele na competição, que reúne os melhores alunos de matemática do mundo.
Matheus é aluno do Colégio Farias Brito e viajou com outros dois colegas, que também foram premiados: Rodrigo Salgado, com medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, com medalha de bronze. Eles foram selecionados após se destacarem em outras olimpíadas nacionais e internacionais de matemática.
Leia mais:
>>> Praia do Nordeste é escolhida entre as mais bonitas do mundo
>>> Nordeste ganha nova região metropolitana e inclusão de cidades no semiárido
>>> Conheça o projeto do Nordeste escolhido entre as 10 ideias mais inovadores do mundo
Qual a rotina de quem conquistou o ouro na Olimpíada de Matemática mais importante do mundo?
Matheus disse que se apaixonou pela matemática aos 11 anos, quando participou da sua primeira olimpíada. Desde então, ele não parou de se desafiar e buscar novos conhecimentos. Ele afirmou que foi uma experiência incrível viajar para o Japão, conhecer pessoas diferentes e representar o Ceará na IMO. Ele pretende participar mais duas vezes da competição antes de terminar o ensino médio.
Para chegar ao ouro na IMO, Matheus se preparou intensamente durante dois anos, estudando cerca de 10 horas por dia. Ele contou com o apoio da mãe, Marcele Caroline Maciel de Alencar, que é advogada e investiu na educação do filho. Matheus perdeu o pai quando tinha apenas três anos e dedicou a vitória a ele e a todos que o ajudaram.
Orgulho da mãe
A mãe de Matheus se disse orgulhosa e emocionada com a conquista do filho. Ela afirmou que o resultado é fruto de um trabalho bem feito e que seu papel é dar estrutura e incentivo para que ele possa realizar seus sonhos. Ela também elogiou o Colégio Farias Brito pela qualidade do ensino e pelo apoio aos alunos.
A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais prestigiada competição de matemática para estudantes do ensino médio. Ela é realizada desde 1959 e conta com a participação de mais de 100 países. Os alunos devem resolver seis problemas matemáticos em dois dias, sendo avaliados pela criatividade e pela correção das soluções.