Estado do Nordeste instala 180 laboratórios maker em escolas

Escolas na Bahia
Escolas na Bahia Foto Thuane Maria

A rede estadual de ensino da Bahia está passando por uma revolução tecnológica. O Governo do Estado iniciou a instalação de 180 laboratórios maker em escolas públicas, com o objetivo de fortalecer a educação científica e fomentar a cultura da inovação entre os jovens.

Iniciativa do Governo da Bahia amplia acesso à ciência, tecnologia e empreendedorismo nas escolas públicas

A primeira unidade foi entregue no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação (CEEINFOR) Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. A inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de secretários estaduais.

Essa ação integra o programa Mais Ciência na Escola, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação (SEC), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Escolas na Bahia Foto Thuane Maria
Escolas na Bahia Foto Thuane Maria

Laboratórios Maker na Bahia

Escolas na Bahia Foto Thuane Maria
Escolas na Bahia Foto Thuane Maria
Item Detalhes
Número de laboratórios 180 unidades
Primeira escola atendida CEEINFOR Mãe Stella, Salvador
Investimento total R$ 21 milhões
Investimento do MCTI R$ 18 milhões
Recursos para 1º laboratório R$ 100 mil (via Fiocruz)
Equipamentos Impressoras 3D, tablets, notebooks, kits de robótica, computadores
Complementos do programa Bolsas de incentivo, formações pedagógicas, feiras e olimpíadas científicas

O que é um laboratório maker e como ele funciona?

Um laboratório maker é um espaço equipado com ferramentas tecnológicas e materiais diversos, onde os estudantes podem criar, testar e desenvolver projetos na prática. Inspirado na cultura do “faça você mesmo” (do inglês do it yourself), o laboratório promove o aprendizado por experimentação, integrando teoria e prática.

Funcionalidades:

  • Prototipagem com impressoras 3D

  • Desenvolvimento de soluções tecnológicas, como robôs e sensores

  • Estimulação da criatividade e do empreendedorismo

  • Aprendizado colaborativo, com foco na resolução de problemas reais

  • Criação de startups escolares, com apoio técnico e jurídico da Secti

Com essa estrutura, os alunos não apenas aprendem conteúdos técnicos, mas também desenvolvem competências essenciais para o mercado de trabalho da Indústria 4.0, como pensamento crítico, trabalho em equipe e inovação.

Impacto direto na formação dos estudantes

O estudante Gabriel dos Santos, do 3º ano técnico em informática, destacou os impactos positivos do novo ambiente de aprendizado. Ele desenvolveu um protótipo de detector de gás voltado para indústrias e laboratórios. “Ter acesso aos componentes e aos computadores foi essencial. Sem esse suporte, nosso projeto não teria saído do papel”, afirmou.

Durante a visita, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o protagonismo dos jovens. “Nossos meninos e meninas estão reconstruindo a ciência com criatividade. O que antes era teoria agora vira prática em nossas escolas”, disse.

LEIA MAIS

Lei PopCiência Bahia: ciência com foco em futuro e empreendedorismo

A implantação dos laboratórios faz parte de um conjunto de políticas públicas ancoradas na recém-sancionada Lei PopCiência Bahia, que institui uma política permanente de estímulo à ciência, tecnologia e inovação nas escolas públicas estaduais.

De acordo com o secretário estadual de CT&I, André Joazeiro, os estudantes poderão:

  • Patentar suas ideias

  • Receber formação e mentorias

  • Criar startups escolares

  • Ter seus projetos acelerados e financiados via o programa Inovatec

“O Governo será o investidor inicial dessas ideias, oferecendo suporte técnico e financeiro para que os jovens tirem seus projetos do papel e levem adiante”, destacou Joazeiro.

 Bahia aposta no futuro com educação tecnológica

Portanto, com a implantação dos laboratórios maker, a Bahia se posiciona como referência nacional em inovação educacional. Assim, a integração entre tecnologia, ciência e empreendedorismo nas escolas públicas é uma aposta concreta para formar as novas gerações de cientistas, programadores, engenheiros e empreendedores do Brasil.

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