A empresária potiguar Clija Chait, 34 anos, natural de Currais Novos (RN), está à frente de um dos projetos mais comentados da Tesla: a operação do novo restaurante Tesla Diner, idealizado por Elon Musk em Los Angeles, Califórnia.
A iniciativa promete unir gastronomia, design retrô-futurista e mobilidade elétrica em um mesmo espaço. O empreendimento será gerenciado pela Zero2One, empresa comandada por Clija em parceria com o restaurateur Bill Chait, um dos nomes mais influentes da gastronomia americana e marido da brasileira.
Tesla Diner: experiência imersiva e inovação à mesa
A princípio, o Tesla Diner será um restaurante conceito, com arquitetura circular, duas telas de cinema drive-in ao ar livre, estações de recarga para veículos elétricos e um cardápio totalmente inovador. A previsão é que o espaço seja inaugurado nos próximos meses em Los Angeles.
A ideia é oferecer uma experiência completa que conecte alimentação, entretenimento e sustentabilidade – pilares que definem a proposta da Tesla.
Repercussão nas redes e polarização política
Desde que a parceria com a Tesla foi notícia do jornal The New York Times, Clija passou a enfrentar ataques em suas redes sociais. Em entrevista à Folha de S. Paulo, revelou ter se afastado temporariamente do Instagram após o marido, que é judeu, ser alvo de ofensas antissemitas.
A empresária expressou preocupação com o clima de polarização política nos Estados Unidos e reforçou que seus projetos têm foco empresarial, não político.
De acordo com Clija, o cenário atual tem levado parte da população a direcionar sua insatisfação contra marcas associadas à nova administração norte-americana. “Sempre olhamos para o lado dos negócios. Infelizmente, muitos estão generalizando e tentando atacar tudo que se conecta com o governo”, afirmou.
Trajetória internacional da empresária potiguar

Clija Chait vive nos EUA desde 2016 e construiu uma trajetória sólida na indústria gastronômica global. Ela está por trás de marcas reconhecidas como Tartine Bakery, Mian Taste e Boutellier Wine. A Tartine, por exemplo, é considerada uma das melhores padarias dos EUA pelo New York Times e já conta com unidades até na Coreia do Sul.
Outro grande marco na carreira da empresária foi a concepção do Fanny’s, o único restaurante dentro do Museu do Oscar, em Los Angeles – projeto em que Clija foi a única brasileira a liderar.
Referência feminina e nordestina no setor gastronômico
Assim, com forte inspiração em seu mentor e sócio, Bill Chait, Clija se destaca não só por seu talento, mas também pela forma como representa o potencial da mulher nordestina no empreendedorismo internacional. Ao longo da carreira, já trabalhou com chefs renomados mundialmente como Gianfranco Vissani, Raphael Francois, John Sedlar, Tony Chu, Albert Adrià e Rodrigo Oliveira.
Ao mesmo tempo, a empresária também se dedica a pesquisar tendências ao redor do mundo, mergulhando em culturas, sabores e histórias locais para criar experiências gastronômicas autênticas e inovadoras.
LEIA TAMBÉM
– Litoral Sul Potiguar está no rumo de uma revolução turística
– Potência do Nordeste em energia, está criando Biocombustíveis da casca do Coco
– Como uma técnica simples está mudando a agricultura no Nordeste
– Nordeste está na rota de investimentos de gigante chinesa