Os investimentos da Prefeitura de Maceió na Rede Municipal de Educação refletem diretamente na qualidade do ensino. Assim como nos anos anteriores, o trabalho da gestão em ações de alimentação saudável, infraestrutura adequada e acessível, formação continuada do professor, parcerias, projetos de acesso, permanência e inclusão projetam uma nova expectativa para superar a meta da próxima média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Ao longo de cinco anos, a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Secretaria Municipal d Educação (Semed), foi essencial para a elevação dos indicadores. Norteou melhorias na rede em quatro pilares. Infraestrutura, ações pedagógicas, formação continuada e fortalecimento da gestão escolar guiaram o avanço nos indicadores.
“A minha palavra é de gratidão. Aprendemos muito com eles e eles aprenderam muito com a gente também”, comentou Ana Dayse, secretária municipal de Educação. “Vendo a melhoria dos indicadores, os números afirmam o sucesso, mas aí não é porque encerramos o projeto que iremos parar”, finalizou, reiterando o comprometimento na valorização da Educação, mesmo após o encerramento do Pnud devido à suspensão de repasse pelo MEC.
Prêmio Ideb
Alcançar a nota 5 no Ideb é fruto de dedicação coletiva. Da sala de aula à cozinha, a Semed ressalta os avanços registrados graças ao trabalho de todos os profissionais envolvidos. Sabendo da importância de valorizar quem mais se dedica, o prefeito Rui Palmeira sancionou a Lei Municipal 6.928, criando o Prêmio Ideb.
A condecoração é feita às escolas da rede municipal que atingirem nota a partir de 5 no Ideb. Como forma de valorização e incentivo, as unidades são premiadas com valores de R$ 8 mil a R$ 20 mil, com base nos níveis da avaliação até a nota 10.
“O Prêmio Ideb é legado desta gestão do prefeito Rui Palmeira, pois sua continuidade é garantida por lei. Devemos sempre parabenizar as escolas que se comprometem na melhoria dos indicadores educacionais”, destaca a secretária Ana Dayse Dorea.