O turismo no brejo da Paraíba tem se destacado pela criatividade e pela sustentabilidade de seus projetos, que valorizam a cultura, a história e a natureza da região. Nesta terça-feira (5), duas empreendedoras do município de Areia foram reconhecidas internacionalmente pelo seu trabalho, ao receberem o prêmio Passaporte Aberto, concedido pela Organização Mundial de Jornalismo Turístico (OMPT).
Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo, e Luciana Balbino, do Restaurante Rural Vó Maria, são exemplos de mulheres que transformaram suas realidades através do empreendedorismo e da cooperação. Ambas são atendidas pelo Sebrae/PB, que oferece consultorias e capacitações para fortalecer seus negócios e o turismo no brejo paraibano.
Rota da Cachaça: uma proposta turística inovadora
Maria Júlia Baracho foi a vencedora na categoria “Melhor Proposta Turística”, por meio do projeto Rota da Cachaça. O projeto é desenvolvido pelo Engenho Triunfo, que produz uma das melhores cachaças artesanais do Brasil, premiada nacional e internacionalmente.
Além da produção do destilado, o Engenho Triunfo também reúne outros empreendimentos, como uma pousada, um restaurante, um museu e uma loja de artesanato. O projeto oferece aos visitantes uma experiência única de conhecer todo o processo de fabricação da cachaça, desde o plantio da cana até a degustação do produto final. Além disso, os visitantes podem apreciar a gastronomia típica, a arquitetura colonial e as belezas naturais da região.
“Esse troféu representa o amor pela minha terra, Areia, o amor pela Paraíba e, sobretudo, representa que vale a pena estudar, trabalhar, gastar menos do que se ganha e colocar uma grande dose de amor naquilo que fazemos”, afirmou Maria Júlia Baracho, após receber o troféu concedido pela OMPT.
Restaurante Rural Vó Maria: um empreendimento que nasceu da comunidade
Luciana Balbino foi a vencedora na categoria “Empreendedores Turísticos Comprometidos”. A empresária é responsável não só pelo Restaurante Rural Vó Maria, como também pela pousada e hotel de barracas Sítio Casa de Vó, criados pela comunidade Chã de Jardim.
Os empreendimentos surgiram a partir da inquietação de Luciana Balbino, em ter que deixar a sua comunidade em busca de emprego. Dessa forma, ela se capacitou e reuniu a comunidade para trabalhar em cooperação, utilizando a criatividade como diferencial.
LEIA TAMBÉM:
– Internautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste
– Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste
– Por que o Nordeste é a região de grande destaque do Brasil em 2023?
– Lula confirma que Nordeste ganhará unidade do ITA e 1º vestibular já tem data
O Restaurante Rural Vó Maria oferece aos visitantes uma culinária caseira e regional, feita com produtos orgânicos cultivados na própria comunidade. O cardápio inclui pratos como galinha caipira, carne de sol com macaxeira, baião de dois e doces caseiros. O restaurante também conta com um espaço para eventos culturais e educativos.
O Sítio Casa de Vó é uma opção de hospedagem que proporciona aos visitantes uma vivência rural autêntica. O local dispõe de quartos confortáveis na casa principal e barracas equipadas no meio da natureza. Os hóspedes podem participar das atividades rurais, como ordenhar vacas, colher frutas e verduras e fazer pão caseiro.
“Ganhar esse prêmio internacional representa a vitória de toda uma comunidade. Então, dedico esse prêmio para Chã de Jardim, para Areia e toda a Paraíba. Estamos muito felizes por estarmos aqui homenageando e, principalmente, celebrando que é possível cada dia mais termos qualidade de vida quando a gente trabalha e quando também pensamos no próximo”, afirmou Luciana Balbino, que em 2022 foi uma das vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Sebrae/PB: um parceiro do turismo no brejo paraibano
As duas empresárias são atendidas pela agência regional do Sebrae/PB em Guarabira, que oferece consultorias e capacitações na área de turismo criativo e colaborativo. Segundo a gerente da agência, Jacy Viana, o Sebrae/PB tem como objetivo contribuir não só para o desenvolvimento de seus negócios, como também para o fortalecimento do turismo no brejo paraibano.
“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para nós que fazemos o Sebrae/PB, por sabermos que o nosso trabalho, enquanto agente de desenvolvimento, também contribuiu para alavancar essas empresas e potencializar a liderança dessas mulheres que tão bem nos representaram durante essa premiação”, salientou Jacy Viana.
O prêmio Passaporte Aberto é uma iniciativa da Organização Mundial de Jornalismo Turístico (OMPT), que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de turismo sustentável, responsável e criativo no mundo. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no Panamá, durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Turístico. O evento contou com a participação de jornalistas, empresários, acadêmicos e autoridades do setor turístico de diversos países.