A Inpasa, maior produtora de combustível limpo e renovável à base de grãos na América Latina, iniciou na manhã desta segunda-feira, 21, a construção de uma nova biorefinaria de etanol em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.
A produção, tem previsão de início de operações para o primeiro trimestre de 2026
Com essa planta, a Bahia se tornará autossuficiente em etanol, marcando um importante avanço no setor de biocombustíveis na região.
A medida eliminará a necessidade de importar aproximadamente 700 milhões de litros de etanol de Goiás, o que representa cerca de 70% do consumo atual do estado
Jerônimo Rodrigues destacou que a Bahia deixará de ser dependente de etanol externo e passará a exportar o combustível renovável, com parte das matérias-primas sendo produzidas em municípios como São Desidério e Formosa do Rio Preto.
O governador também mencionou que há planos para duplicar a rodovia local em parceria com o Ministério dos Transportes, visando melhorar as condições de tráfego para os veículos de carga.
A biorrefinaria será instalada na BR- 242, Km 900, em Luís Eduardo Magalhães. No local, será processado milho, já plantado na região, para produzir etanol anidro (misturado à gasolina), hidratado (utilizado diretamente nos postos de combustíveis) e neutro (destinado à indústria farmacêutica e cosmética), proteína de valor agregado para ração animal e óleo de milho.
Conheça mais detalhes da biorrefinaria
- Investimento: A nova unidade receberá um aporte de R$ 1,3 bilhão.
- Capacidade de processamento: A planta terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de grãos por ano.
- Produção anual:
- 460 milhões de litros de etanol.
- 230 mil toneladas de DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles).
- 23 mil toneladas de óleo vegetal.
- 200 GWh de energia elétrica.
- Conclusão do projeto: A previsão é que a unidade esteja totalmente concluída até janeiro de 2026.
- Ações sociais: O projeto inclui iniciativas voltadas à educação, saúde e desenvolvimento econômico da comunidade local, como parte dos compromissos sociais da empresa.
LEIA TAMBÉM
– Cientistas do Nordeste criam biocombustível revolucionário
– Paraíba tem mais cirurgia bariátrica pelo SUS que a soma de todos os outros estados do Nordeste
– Por que investir no Nordeste é fazer justiça social?
– O Papa que visitou oito capitais no Nordeste
Geração de Empregos
Esta é a 8ª biorrefinaria da companhia, a 6ª no Brasil, e representa um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão na região. A unidade terá um impacto significativo na economia local, com previsão de gerar aproximadamente 2.500 empregos durante a construção e cerca de 450 vagas diretas após o início das operações, programadas para o primeiro trimestre de 2026.
LEIA MAIS – Oeste da Bahia terá Safra em crescimento mesmo com chuvas
Com objetivo no atendimento à demanda de mão-de-obra, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai articular a capacitação de baianos da região para a nova indústria.
LEIA TAMBÉM
– Nordeste tem 5 praias com selo internacional de proteção ambiental
– Ceará lidera crescimento da produção industrial no Brasil em agosto de 2024
– Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo
– Nordeste tem 327 prefeitas eleitas; veja números por estado
.