Nordeste vive expansão na produção de açúcar e etanol

cana-de-acucar- foto Agência Brasil
cana-de-acucar- foto Agência Brasil

A safra de cana-de-açúcar é uma atividade crucial para a economia do Norte e do Nordeste do Brasil. As condições climáticas favoráveis e a expertise dos produtores contribuem para a produção significativa de açúcar e etanol na região.

Dados da Safra de Cana-de-açúcar 2023/24 no Norte e Nordeste

  • Produção Total: O processamento da safra de cana-de-açúcar 2023/24 atingiu 55,24 milhões de toneladas até 29 de fevereiro, representando um aumento de 4,7% em comparação com o mesmo período da safra anterior (2022/23), segundo informações divulgadas pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).
  • Conclusão da Safra: Aproximadamente 87% da safra já está concluída na região Norte e Nordeste.
  • Produção de Açúcar: A produção de açúcar no acumulado da safra foi de 3,22 milhões de toneladas, refletindo um aumento de 12,4% em comparação com o mesmo período do ciclo anterior, que registrou 2,87 milhões de toneladas.
  • Produção de Etanol: A produção de etanol, considerando anidro e hidratado, cresceu 0,7%, totalizando 2,08 bilhões de litros, em comparação com os 2,06 bilhões de litros registrados no ano anterior.
    • Etanol Hidratado: Houve um notável crescimento de 12,3% na produção de etanol hidratado, alcançando a marca de 1,05 bilhão de litros.
    • Etanol Anidro: No entanto, a produção de etanol anidro diminuiu em 8,9%, atingindo 1,02 bilhão de litros.
  • Estoque de Etanol: O estoque físico de etanol estava em 286,5 milhões de litros em 29 de fevereiro, registrando uma queda de 17,13% em comparação com o mesmo período da safra anterior.

Esses números refletem não apenas a importância da safra de cana-de-açúcar para a economia regional, mas também indicam tendências significativas na produção de açúcar e etanol, destacando desafios e oportunidades para os produtores e a indústria.

PRODUÇÃO CANA PARAIBA
PRODUÇÃO CANA PARAIBA foto Divulgação

LEIA TAMBÉM:
Ranking revela estados que mais geram empregos no Nordeste
IBGE: estados do Nordeste lideram altas no setor de Serviços
Rio Grande do Norte tem o maior fluxo turístico dos últimos 7 anos
Sergipe sai na frente e lança programação do São João

Em Pernambuco, a atual safra vai resultar numa maior produção de açúcar nesta safra.

De acordo com dados recentes do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), a safra atual da cana-de-açúcar, que se estende até meados de abril, é prevista para atingir um total de 14 milhões de toneladas no estado. Esta estimativa engloba toda a cana processada até o final de fevereiro deste ano.

Até o final de fevereiro, aproximadamente 12,091 milhões de toneladas de cana-de-açúcar foram processadas. Ao mesmo tempo, isso resulta na produção de 936 mil toneladas de açúcar e 250 milhões de litros de etanol. Se a previsão de colheita de 14 milhões de toneladas se confirmar, a produção de açúcar deverá atingir 1,1 milhão de toneladas, enquanto a produção de etanol deve oscilar entre 340 milhões e 360 milhões de litros.

LEIA TAMBÉM:
A Pedra do Reino: Mistério no Sertão inspirou Ariano Suassuna
Pernambucana é a primeira do país a obter registro intersexo; entenda
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

Na safra anterior (2022/2023), foram processadas 14,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, conforme relatado pelo Sindaçúcar-PE. Essa moagem resultou na produção de 995 mil toneladas de açúcar e 363 milhões de litros de etanol. As projeções para a safra atual (23/24) apontam para uma produção de açúcar semelhante. Dessa forma, a expectativa é de uma produção de etanol em linha com a safra anterior (22/23).

Últimas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil

jogadoras de flag

Festival de Flag Football agita o Recife neste sábado

Relacionadas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil