A moqueca, prato emblemático da gastronomia baiana, ganha destaque em um evento que celebra a cultura e o turismo da Bahia. Neste sábado (7), a partir das 13h, o Mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha, será o cenário da final do Concurso da Moqueca.
Serão premiadas as 3 melhores moquecas da Bahia
Este evento reúne as melhores receitas das 13 zonas turísticas do estado e tem como objetivo valorizar um dos maiores símbolos da culinária local.
A iniciativa é uma oportunidade única para explorar a rica tradição gastronômica baiana e vivenciar uma experiência cultural autêntica.
Para Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o evento reforça o papel do mercado como espaço de expressão cultural. “Estamos transformando a Ceasinha em um local que não apenas comercializa produtos, mas também promove a cultura e a gastronomia regional, com a orientação do governador Jerônimo Rodrigues”, destacou.
Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), com apoio da SDE e da Secretaria de Turismo (Setur-BA), o concurso inclui uma competição ao vivo, onde os finalistas preparam suas versões do prato no evento Cozinha Show.
Criado em 2023, o concurso já conquistou turistas e moradores, reforçando a importância da moqueca como símbolo da diversidade culinária baiana. Em 2024, os vencedores levarão para casa os troféus Dendê de Ouro, Prata e Bronze.
Além de celebrar o sabor único da moqueca, o evento também impulsiona o turismo gastronômico na região, atraindo visitantes em busca de experiências autênticas e deliciosas. É mais do que uma competição; é uma celebração da Bahia em toda sua riqueza cultural e saborosa.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste cresce, mas ainda luta para elevar renda da população
– Maior cidade do Nordeste registra menor número de homicídios desde 2009
– Nordeste tem três cidades na lista do Verão do Poliamor