Capital no Nordeste tem em 2 dias de chuvas a média do mês

Chuva em João Pessoa
Chuva em João Pessoa

As chuvas intensas que atingiram João Pessoa nas últimas 48 horas superaram a média histórica para todo o mês de fevereiro. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), o volume de precipitação chegou a 111,2 mm, ultrapassando a marca de 106,2 mm, que é a média para o período.

Apesar do alto volume de chuva, a Prefeitura de João Pessoa montou uma força-tarefa para minimizar os impactos, e até o momento, não teve registro de ocorrências graves. Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a capital paraibana, prevendo chuvas superiores a 60 mm/h ou 100 mm/dia, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h.

Dados das chuvas em João Pessoa nos últimos dias

PeríodoVolume de Chuva (mm)Média Histórica (mm/mês)
48 horas111,2 mm106,2 mm
Previsão para quinta-feira>100 mm/dia

Ao mesmo tempo, o alerta do Inmet também indica grande risco de danos em edificações. E ainda: corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas. O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, reforçou que todas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas para atender às ocorrências, priorizando aquelas que representam riscos à população. Até as 16h de quarta-feira (5), tiveram o registro de  24 ocorrências e todas tiveram acompanhamento.

Ação das secretarias municipais

A princípio, a Defesa Civil segue operando 24 horas, e a população pode acionar emergências pelos seguintes canais:

  • WhatsApp: (83) 98831-6885
  • Telefone: 199
  • Aplicativo: João Pessoa na Palma da Mão (disponível para Android e iOS)

 

Chuvas param o trânsito de João Pessoa. Foto: Eliseu Lins
Chuvas param o trânsito de João Pessoa. Foto: Eliseu Lins

Para melhorar o trânsito, a faixa exclusiva para ônibus está aberta a todos os condutores. Equipes da Semob-JP seguem nas ruas monitorando a mobilidade por meio das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). As informações também são divulgadas em tempo real nas redes sociais da instituição.