A Prefeitura de Aracaju (PMA) abriu uma consulta pública para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o próximo ano, o PLOA 2023. A ação é uma forma de ampliar a participação popular, que pode opinar e destacar sobre quais as principais prioridades.
Além disso, pode sugestões sobre melhorias para o futuro da capital, do bairro ou da região. A consulta, em forma de questionário, já está disponível.
De acordo com o coordenador Geral de Orçamento (Cogeor) da Seplog, José Leilton de Almeida, além de uma forma de interagir com o cidadão, ouvindo suas demandas, a consulta pública também é a garantia do envolvimento da sociedade numa das fases mais importantes do Executivo, no tocante à elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2023.
“É um questionário fácil de ser preenchido, rápido, e de suma importância para o desenvolvimento de Aracaju. A participação social nessa fase também é uma forma de colaborar, especialmente, para as definições das metas e projetos do Município para o ano que vem”, pontua Leilton, que também coordena as ações do PLOA 2023.
Audiência Pública
Contudo, no dia 7 de novembro a Prefeitura realizará uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2023. O encontro ocorrerá das 15h às 17h. Ao mesmo tempo no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos (sede da PMA), e com transmissão pelo Youtube.
PLOA
A princípio, no planejamento orçamentário, o administrador deve estimar as receitas que o Município espera arrecadar durante o ano. Também, discorrer como irá fixar os gastos, por Secretaria, e em diversas modalidades e formas. O Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual e no Planejamento Estratégico municipal, seguindo as metas e prioridades estabelecidas em lei.
Para preencher a consulta pública (questionário), clique aqui.