Rafael Lima de Souza Amorim de Almeida é um exemplo de determinação e persistência. Aos 24 anos, ele finalmente conseguiu realizar o seu sonho de entrar na faculdade de medicina, depois de tentar 28 vezes em diferentes vestibulares.
Rafael nasceu e cresceu no bairro do Tomba, em Feira de Santana, na Bahia. Desde os 12 anos, ele tinha o desejo de ser médico ortopedista, inspirado pelo profissional que o atendeu quando ele teve uma infecção no dedo e precisou ficar internado por 15 dias no Hospital Estadual da Criança (HEC).
“O médico que me atendeu, Paulo Leite, falou ‘vamos operar, vamos ter fé, que você vai recuperar e não vai precisar amputar’. Foi feito o procedimento, fiquei 15 dias internado e disso, o cuidado, o carinho e o profissionalismo do doutor me inspiraram. Eu falei, quando eu crescer eu quero ser igual ao doutor Paulo Leite, ortopedista. Do dia que tive alta, esse sonho foi continuando e o pessoal dizia que era sonho de criança que logo ia passar, que eu ia mudar de ideia e não mudei”, contou Rafael.
A saga para realizar o sonho de ser médico
Para alcançar o seu objetivo, Rafael enfrentou muitas dificuldades financeiras e educacionais. Ele estudou em escolas públicas e não tinha acesso a cursinhos preparatórios ou materiais didáticos. Por isso, ele recorreu à Biblioteca Municipal de Feira de Santana, onde passava o dia inteiro estudando.
“Por conta da dificuldade financeira, eu tive que ir e voltar de bicicleta, porque se eu fosse pagar a passagem todo dia não dava. Eu levava meu almoço, o pessoal da biblioteca me recebia muito bem, deixava eu guardar o almoço, esquentava para mim e me abraçaram de uma forma, dizendo que eu só iria sair de lá, quando fosse aprovado, e eu precisava desse apoio emocional que recebi na Biblioteca Municipal”, disse o jovem.
Desistir nunca, render-se jamais
Rafael não desistiu diante das reprovações. Ele fez oito vezes o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cinco vestibulares na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), sete na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mais sete na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e uma prova na rede particular. Ele conta que a sua fé católica foi fundamental para manter a sua disciplina e esperança.
No dia 24 de agosto de 2023, após muita perseverança, Rafael recebeu a notícia que tanto esperava: ele foi aprovado em Medicina na Uneb. Ele já sabia para quem enviar o primeiro agradecimento pela força: o médico Paulo Leite, que foi o seu grande inspirador.
LEIA TAMBÉM
– Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste
– Nordeste mostra sua diversidade com os indicados ao Grammy Latino
– Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
– Estado do Nordeste vai puxar o crescimento do Brasil em 2023
– NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara
“Eu mandei uma mensagem para ele no WhatsApp dizendo que tinha sido aprovado e agradecendo por tudo que ele fez por mim. Ele me respondeu dizendo que estava muito feliz e orgulhoso e que queria me ver formado. Ele disse que vai me acompanhar durante toda a minha trajetória acadêmica e profissional”, revelou Rafael.
Sonhando em ajudar outras pessoas
Rafael está ansioso para começar as aulas na faculdade e realizar o seu sonho de ser médico ortopedista. Ele espera poder ajudar outras pessoas com o seu trabalho e servir de exemplo para quem tem um objetivo na vida.
“Eu quero dizer para as pessoas que nunca desistam dos seus sonhos, por mais difíceis que sejam. A gente tem que ter fé em Deus e em nós mesmos. A gente tem que estudar muito e se dedicar. A gente tem que ter paciência e persistência. Um dia a gente chega lá”, afirmou Rafael.
Fotos: Arquivo Pessoal