Nesta sexta-feira (22), a Bahia celebra a assinatura do protocolo de intenções para a inauguração da primeira sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Norte-Nordeste. O evento, que ocorreu no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, contou com a presença de diversas autoridades. O protocolo, em vigor a partir da assinatura, estabelece um prazo de 180 dias.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou o compromisso do Estado com a preservação do patrimônio histórico, garantindo que as exigências dos institutos de preservação fossem atendidas. Ele elogiou a escolha da presidenta do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, por seu cuidado em preservar a arquitetura original do Palácio, enquanto introduz inovações adequadas ao contexto histórico.
A instalação do CCBB na Bahia, uma parceria entre os governos estadual e federal e o BB, transformará o Palácio da Aclamação em um polo cultural de grande importância. O Governo do Estado será responsável pelas obras de reforma, ampliação e modernização do espaço, incluindo a construção de um anexo para atender às necessidades da unidade.
Tarciana Medeiros, presidenta do BB, destacou a parceria histórica entre os governos estadual e federal que tornou possível a instalação do CCBB na Bahia. Ela ressaltou o diálogo contínuo entre as partes interessadas desde o início, evidenciando o compromisso mútuo com o desenvolvimento cultural da região.
As negociações para a implantação do CCBB na Bahia começaram há mais de um ano e foram resultado de uma análise cuidadosa. Salvador foi escolhida devido ao seu alinhamento com os critérios de curadoria do BB em cultura, como identidade e pluralidade. A capital baiana se destacou entre outras cidades do Nordeste devido à sua população, sua criatividade cultural e seu potencial turístico.
LEIA TAMBÉM:
– Paraíba dispara 11% no Turismo e tem maior alta do Nordeste
– Governo divulga projetos do Nordeste que integram o Novo PAC
– Uber lança no Nordeste app do ‘botão de emergência’
O secretário Bruno Monteiro enfatizou a importância do CCBB como mais um espaço cultural vital para Salvador, fortalecendo o já rico circuito cultural da cidade. Ele destacou a sinergia entre o CCBB e outros pontos culturais importantes, como museus, galerias e teatros, que promovem a rica herança cultural da Bahia.
Os Centros Culturais do BB são reconhecidos como importantes instrumentos de conexão com o público jovem e de promoção da cultura nacional. Salvador, reconhecida pela Unesco como “cidade da música”, fortalecerá ainda mais sua reputação como um centro cultural vibrante com a inauguração do CCBB.
LEIA TAMBÉM:
– O dia em que o Nordeste teve o seu “We Are The World”
– Vale do São Francisco exporta quase metade da Manga brasileira; entenda
– A força do Nordeste no desafio de ter acesso à água
O Palácio da Aclamação, além de ser um patrimônio histórico, é um local de grande significado para a história da Bahia. Sua restauração e adaptação para abrigar o CCBB garantirão que sua importância cultural seja preservada para as gerações futuras.