Uma pesquisa inédita revelou que os trabalhadores do Nordeste são os mais satisfeitos com a vida. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Contudo, a região é a que tem um dos menores índices de carteira assinada, com 39,8% dos entrevistados.
De acordo com o levantamento, o índice de satisfação com a vida na região é de 7,6. Enquanto isso, a média nacional é de 7,2. A princípio, o estudo revela que o bem-estar dos moradores da região mostra que outros fatores interferem na felicidade além do trabalho.
Questões como insegurança de renda e insatisfação com questões trabalhistas não conseguem transpor outras variáveis como diversão e família.
“Esse quesito mostra – por ter uma alta taxa de desemprego, de pessoas desalentadas, pessoas fora do mercado de trabalho, historicamente essas taxas são mais altas que a média nacional -, isso pode sugerir que as pessoas, só em ter uma ocupação no mercado de trabalho, já traz uma satisfação muito grande”, explicou Rodolpho Tobler, da equipe técnica da pesquisa.
“A gente imagina que as outras regiões têm uma taxa maior de insatisfação, por ter um mercado mais dinâmico. Aqui a gente percebe que a pessoa empregada já tem um índice de satisfação”, completou.
Fonte: Da Redação do NE9, com o G1