Início » Cotidiano » MEC anuncia novos campi da UFS e investimento de R$ 514 milhões

Cotidiano

MEC anuncia novos campi da UFS e investimento de R$ 514 milhões

Quem mora em Sergipe e acompanha a área da educação tem motivos de sobra para comemorar. O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no estado nesta terça-feira (3) e trouxe na bagagem uma série de ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
6 de março de 2026 - às 10:15
Atualizado 6 de março de 2026 - às 10:15
4 min de leitura

Quem mora em Sergipe e acompanha a área da educação tem motivos de sobra para comemorar. O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no estado nesta terça-feira (3) e trouxe na bagagem uma série de anúncios importantes que vão mudar a vida de estudantes em várias regiões.

A visita aconteceu no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, e contou com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, que representou o governador Fábio Mitidieri.

O encontro reforçou a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para melhorar a educação em todos os níveis.

Mais de meio bilhão em investimentos

O valor total dos investimentos do Ministério da Educação (MEC) em Sergipe chega a impressionantes R$ 514,3 milhões. Esse dinheiro está sendo aplicado em três áreas principais:

Área de ensinoInvestimentoO que será feito
Educação BásicaR$ 311,2 milhõesCreches, escolas de tempo integral, transporte escolar
Educação Profissional e TecnológicaR$ 77,8 milhõesNovos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Educação SuperiorR$ 125,3 milhõesObras e melhorias na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Novos campi da UFS e mais oportunidades

Dois anúncios importantes chamaram a atenção de quem sonha com um diploma universitário:

  1. Campus de Estância – O ministro confirmou a consolidação da nova unidade, com aporte de R$ 60 milhões para a construção. As aulas começam no dia 23 de março, com seis novos cursos e 90 profissionais contratados.
  2. Campus de Propriá – Uma nova unidade será na região do baixo São Francisco. Com isso, a UFS passará a ter oito campi espalhados por todo o estado, levando ensino superior de qualidade para mais perto da população.

O vice-governador Zezinho Sobral destacou a importância dessa expansão:

“A chegada de mais um campus em Propriá, na região do baixo São Francisco, representa oportunidade e desenvolvimento para uma área que precisa de investimentos. Sergipe vem melhorando seus indicadores educacionais e avançando na infraestrutura.”

Obras que estavam paradas foram concluídas

Durante a visita, o ministro também vistoriou a revitalização do prédio do Departamento de Ciências Florestais e Engenharia Agronômica. Essa obra começou em 2009 e agora, finalmente, teve conclusão.

O novo reitor da UFS, professor André Maurício, que tomou posse durante a agenda do ministro, comentou sobre isso:

“Essa construção começou em 2009 e estamos entregando agora. Isso representa o compromisso de não deixar obras paradas. Nosso foco é concluir o que está em andamento para avançarmos em novas frentes.”

Por que isso é importante?

O ministro Camilo Santana explicou a importância de levar a universidade para o interior:

“A decisão do presidente Lula é levar a universidade para mais perto das pessoas, ampliando oportunidades nos estados. A presença de um campus no interior transforma a realidade econômica, social e cultural da região.”

Ele também lembrou que Sergipe tem dois cursos de Medicina com nota máxima na avaliação do MEC. Ao mesmo tempo, que 90% da pesquisa científica brasileira ocorre em universidades públicas.

“É um patrimônio do povo brasileiro e precisamos fortalecer cada vez mais nossas universidades”, completou.

LEIA TAMBÉM

Compromisso com os estudantes

O novo reitor garantiu que a prioridade da gestão será melhorar o dia a dia de quem estuda na UFS:

“Nosso compromisso é com a universidade do dia a dia: internet adequada, restaurantes climatizados, banheiros em boas condições e condições para que o estudante permaneça. A universidade pública de qualidade é fundamental para o Estado.”

Com todos esses anúncios, Sergipe dá um passo importante para oferecer educação de qualidade em todas as regiões. Seja na capital, no interior ou no sertão, a mensagem é clara: o conhecimento está chegando mais perto de você.

Assuntos

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.