VLT no Nordeste terá espaços para marisqueiras e ambulantes; saiba mais

VLT DE SALVADOR
VLT DE SALVADOR

A pedido do Governo do Estado, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana serão adaptados para atender às necessidades de atividades tradicionais como marisqueiras e ambulantes.

O tema foi abordado em uma reunião realizada na quarta-feira (23)

Essas modificações garantirão que o espaço interno dos vagões seja adequado para o transporte seguro de caixas térmicas e outros materiais utilizados na pesca de mariscos, permitindo que os trabalhadores realizem suas atividades sem precisar competir por espaço com os demais passageiros.

Foto Matheus Landim
Foto Matheus Landim

“Estamos otimistas com o andamento das obras e solicitamos essa adaptação para oferecer mais conforto e segurança às marisqueiras e ambulantes. Quem precisar transportar isopores, coolers ou caixas terá um espaço apropriado no vagão”, destacou o governador.

Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), informou que a previsão é que o primeiro trecho do VLT, entre Calçada e Lobato, esteja em operação assistida no início de 2026 em Salvador.

Nesta semana, os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, localizada em Hortolândia (SP), onde passarão por testes e ajustes. A adaptação para as marisqueiras também será realizada durante esse processo. Os trens adquiridos para a Bahia são fabricados na Espanha, com atualizações tecnológicas implementadas nos últimos 10 anos.

“Estamos falando de trens altamente modernos, com o que há de mais avançado em tecnologia. Eles terão as mesmas condições de um trem novo em termos de operação e manutenção”, explicou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.

A previsão é que os 40 trens comecem a ser entregues em Salvador a partir do segundo semestre de 2025. Cada trem terá capacidade para 400 passageiros, sendo 77 sentados e 323 em pé, além de contar com acessibilidade e sistemas de segurança contra colisões e atropelamentos.

A expectativa é que todos os trens estejam em operação até 2028.

No mês passado, o projeto do VLT avançou com a chegada dos primeiros trilhos ao canteiro de obras no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foram transportadas 369 barras de trilhos para a cidade.

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Sobre o VLT

O VLT de Salvador, uma obra histórica para a mobilidade da cidade e da Região Metropolitana, teve suas obras autorizadas em junho de 2024.

Em julho, a compra de 40 trens e equipamentos elétricos foi oficializada com o Governo de Mato Grosso, o que representou uma economia de 37,5% para a Bahia. Os primeiros testes do VLT estão previstos para 2026, e estudos já estão sendo feitos para expandir o projeto até o Comércio.

O VLT terá três trechos principais: da Ilha de São João até Calçada, de Paripe até Águas Claras, e de Águas Claras até Piatã, totalizando 36,4 km de extensão e 34 estações.

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Sobre a CAF

Fundada em 1917, na Espanha, a CAF é uma referência global no fornecimento de soluções de transporte ferroviário, fabricando trens de alta velocidade e ônibus elétricos, além de prestar serviços de manutenção em mais de 60 países.

No projeto baiano, a CAF está responsável pelo processo de revisão e restabelecimento dos trens adquiridos junto ao governo do Mato Grosso.

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