O Projeto Viva Usina promove, neste final de semana, uma série de atividades culturais que incluem feira criativa e gastronômica, música, poesia, lançamento de livro e espetáculo de cultura popular. A iniciativa faz parte da ocupação cultural da Usina Energisa, que busca valorizar a produção local do Estado e é totalmente grátis para o público.
Na sexta-feira (14), a partir das 16h, a área externa da Usina recebe a Feira Criativa com produtos artesanais, orgânicos e veganos.
Já no Palco Bonde, às 20h, o público poderá interagir com o show “Amuleto Futurista Obsoleto”, do LUUL Duo, que mistura poesia, música e objetos cotidianos em atos poético-musicais.
No sábado (15), a feira criativa e gastronômica continua no mesmo horário e local. Às 20h, também no Palco Bonde, acontece o lançamento do livro “Rebento”, da poeta Clareanna Santana, que reúne 69 poemas ritmados. Haverá um bate-papo com a autora e convidadas, seguido de um sarau de leitura e performance com palco aberto.
No domingo (16), a feira se encerra com mais opções de arte e gastronomia. Às 19h, na Sala Vladimir Carvalho, a Mestra Penha apresenta o espetáculo “Paraíba Profunda”, que traz uma variedade de ritmos das tradições negras e indígenas da Paraíba, como a Jurema Sagrada, a Macaia, a Mesa Branca, as Cirandas, as tribos indígenas carnavalescas e o coco de roda.
Exposição fotográfica
O fotógrafo e artista Lucas Mendes continua sua exposição na Galeria Alexandre Filho até 6 de agosto. São registros em uma série de fotos feitas em 2019, durante o festejo da Boa Morte, em Cachoeira, na Bahia. As fotos mostram as mãos de mulheres negras, candomblecistas, que fazem parte da Irmandade Boa Morte, uma tradição de luta e resistência há 200 anos. A exposição busca evidenciar as histórias dessas mulheres e suas relações com as narrativas negras no Brasil. A exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 18h.
Sobre o Viva Usina
O Viva Usina terá mais de 80 atrações nos quatro meses de ocupação cultural, que vai até novembro. A iniciativa prevê a geração de 1.600 empregos diretos, com estimativa de um impacto econômico de R$ 3 milhões e público de 45 mil pessoas. Todas as atrações foram escolhidas via edital. Os mais de 700 projetos inscritos foram avaliados por um júri especializado dos diversos setores da cultura.
Conteúdo multimídia
O projeto também conta com um conteúdo multimídia composto por um zine mensal com detalhes da programação e um programa de TV com a cobertura das apresentações e depoimentos dos que aproveitam o evento.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.