Viva Usina celebra tradições afro-indígenas e o teatro pessoense

A programação do Viva Usina segue firme na missão de valorizar a cultura paraibana, com uma agenda diversificada entre os dias 25 e 27 de julho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Com entrada gratuita, a programação celebra artistas paraibanos e promove experiências culturais para todas as idades e públicos diversos.

O projeto Viva Usina 2025 integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Energisa e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Cinema e memória em destaque na sexta

As atividades começam na sexta-feira (25), com a Mostra de Cinema Paraibano, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho. O público poderá assistir a duas obras importantes: “Teatro em Jampa Vive”, documentário dirigido por Kelly Freire, que resgata histórias e memórias do teatro pessoense, e “MULA [em sítio específico]”, performance audiovisual de Isaura Tupiniquim. que funde expressão corporal e crítica social com imagens poéticas e potentes.

Sábado com performance e musicalidade afro-indígena

No sábado (26), o Viva Usina traz duas apresentações que entrelaçam arte, política e ancestralidade. A partir das 20h, a artista Juliana Lima sobe ao Palco Bonde para apresentar a performance “Hiatos Temporais”, inspirada em poema de Pedro Neri. Propondo uma experiência sensorial que convida à reflexão sobre tempo, memória e silenciamentos históricos, a obra artística une dança contemporânea com referências afro-indígenas e trilha sonora de Topázio Aramurú Karirí.

Na sequência, às 22h, na Sala Vladimir Carvalho, a diversão fica por conta do músico e educador Paulo Rafael, o qual comanda o show “Bandagira”, que celebra as tradições afro-indígenas e a cultura popular nordestina. Integrante dos projetos Asa Orin e Tambores do Tempo, o músico mistura cantigas ancestrais, maracatu e poesia popular, e promete entregar uma de imersão profunda na força das tradições vivas da nossa região.

Domingo para toda a família: pintura, literatura e imaginação

O domingo (27) começa com um convite à criatividade para crianças e famílias. Às 16h, no Palco Bonde, o projeto ‘Pintança: Pintura Para Criança!’ oferece uma oficina gratuita de pintura livre, com um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor. A atividade estimula o lazer criativo, o vínculo comunitário e a inclusão social, sendo adaptada para crianças com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Logo depois, às 17h, no mesmo espaço, a escritora e professora Jennifer Trajano lança seu livro infantil, “O Bombeiro Bombado”, que narra a história de Mário, um menino ribeirinho que sonha em ver o mar. Com ilustrações do artista Pedro Índio Negro, a obra dialoga com temas como sonhos, diversidade e superações.

Além da programação para este final de semana, segue em cartaz até o dia 10 de agosto, a exposição “Sonhos São Recados”, da multiartista feminista Wanessa Dedoverde, continua em cartaz na Galeria de Arte Alexandre Filho, oferecendo ao público uma imersão no universo do subconsciente e da espiritualidade feminina.

Balaio Energizado

Com apoio do Viva Usina, no domingo, 27, também acontece o Balaio Energizado, evento que traz para a Usina Energisa o mundo dos board games e que é organizado pelo Balaio dos Jogos, uma comunidade online com mais de 450 fãs do hobby, que se reúne toda semana para os mais diferentes tipos de jogos modernos. A ação acontece na Sala Vladimir Carvalho, das 10h às 21h, e os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos no local.

LEIA TAMBÉM
Entenda como a Transnordestina vai revolucionar o Nordeste
Nordeste tem 4 aeroportos com alta no fluxo de passageiros
Com mais de 3 mil km de costa, litoral nordestino tem diversidade de atrativos naturais, cultura, gastronomia
Estado do Nordeste registra 3 tremores de terra em dois dias

Últimas

Comparativo entre diferentes tipos de óculos espião: qual modelo é ideal para suas necessidades?

governador de alagoas com notebook na mão

Alagoas inicia distribuição de kits de tecnologia com laboratórios móveis para escolas

Você tem dinheiro esquecido em notas fiscais? Veja como resgatar!

IMAGENS DO AEROPORTO DE FORTALEZA - PINTO MARTINS

Nordeste tem 4 aeroportos com alta no fluxo de passageiros

A ponte Salvador-Itaparica é uma obra sonhada por milhões de baianos. Imagem ilustrativa.

Ponte Salvador-Itaparica deve ter entrega antecipada; veja quando

Relacionadas

Comparativo entre diferentes tipos de óculos espião: qual modelo é ideal para suas necessidades?

governador de alagoas com notebook na mão

Alagoas inicia distribuição de kits de tecnologia com laboratórios móveis para escolas

Você tem dinheiro esquecido em notas fiscais? Veja como resgatar!

IMAGENS DO AEROPORTO DE FORTALEZA - PINTO MARTINS

Nordeste tem 4 aeroportos com alta no fluxo de passageiros