Nesta terça-feira (22), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu uma audiência pública, no plenário “Deputado José Mariz”, para debater valorização e melhorias para as Guardas Municipais do Estado.
O deputado Eduardo Carneiro, que propôs a audiência, anunciou que serão criadas na Assembleia Legislativa uma Comissão Especial e uma Frente Parlamentar para defender os interesses das guardas municipais e afirmou que a Proposta de Emenda Parlamentar que está em tramitação na Casa tem como objetivo incluir na Constituição Estadual essas corporações como órgãos de força de segurança pública.
“Nosso propósito é atender, da melhor maneira possível, as demandas de uma categoria tão relevante que faz parte das forças de segurança no estado da Paraíba e no Brasil. Essa audiência é justamente para escutarmos essas pautas das corporações dos vários municípios aqui presentes, fazer os encaminhamentos e representá-los junto à segurança em cada município da Paraíba”, declarou.
“Assembleia abre as portas”
O presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado da Paraíba, Nilson Trajano,
destacou a importância da iniciativa e o apoio da Assembleia Legislativa em estimular o debate, dizendo que essas corporações vêm conquistando o seu espaço, que é a segurança pública básica do patrimônio público e, também, da população. Ele elogiou a criação de Comissão Especial e da Frente Parlamentar. “A Assembleia abre as portas para discutir um tema tão importante e que muito nos orgulha pela representatividade que isso nos dá”, completou.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste produz 13 milhões de toneladas de milho e supera a França
– Estado do Nordeste já atraiu R$ 31,8 bilhões em investimentos em 2023
– Nordeste ganha Fundo Imobiliário para captar R$ 200 milhões em projeto de turismo sustentável
O prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, que preside o Consórcio Intermunicipal de Segurança (UNISEG), lembrou que 80% dos casos de baixo potencial ofensivo ocorrem nos municípios. E é o município, que segundo ele, “oferece as condições necessárias para prestar todo o serviço à Guarda Municipal, tornando-a bem preparada, bem qualificada e seus componentes bem remunerados”. “É isso que a gente precisa”, afirmou.
Trabalho complementar
Na opinião do deputado Tovar Correia Lima, as guardas municipais realizam um trabalho
complementar aos órgãos de segurança pública do estado, “na segurança dos prédios públicos e, em alguns estados, da própria população”. Para o deputado Wilson Filho, “é uma categoria muito importante para a segurança pública dos municípios”. “Nós temos que valorizar a segurança pública. No caso da Guarda Municipal, ela representa para o cidadão, no exercício da sua atividade, uma importância tão fundamental quanto a das polícias Militar e Civil para o cidadão”, observou.
“Combater o crime organizado nos organizando”
“Hoje, só vamos conseguir combater o crime organizado nos organizando”, orienta o deputado Wallber Virgolino. Para ele, “a Guarda Municipal é um braço da segurança pública preventiva, ostensiva e tem que ser valorizada. “E a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental nesse processo”, acrescentou Walber. O deputado Sargento Neto afirmou que a Guarda Municipal “exerce um papel fundamental na segurança do patrimônio das cidades, como também do cidadão, que vê o dinheiro dos seus impostos sendo aplicado na segurança da sua cidade”.