O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoUniversidades estaduais baianas tem 6.738 vagas através do SISU

Universidades estaduais baianas tem 6.738 vagas através do SISU

Em 2024, os jovens do interior do Estado da Bahia terão uma oportunidade expandida de adentrar no Ensino Superior. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) aumentaram a quantidade de vagas disponíveis para acesso aos cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) deste ano. Essa medida visa proporcionar mais oportunidades aos candidatos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

- Continua depois da publicidade -

Os interessados terão de 22 a 25 de janeiro para realizar as inscrições no SISU, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Quais as Universidades disponíveis?

  •  A UNEB se destaca nesse cenário, ampliando suas ofertas para um total de 1.865 vagas em 137 cursos – um aumento de 101 vagas em comparação com o ano passado;
  • Já a UESB expande sua oferta para 993 vagas, distribuídas em 47 cursos, representando um acréscimo de 255 vagas, em relação a 2023.
  • As universidades estaduais de Santa Cruz (UESC), serão 2.134 vagas distribuídas em 31 cursos de graduação.
  • A Universidade de Feira de Santana (UEFS) mantêm seus compromissos com a educação baiana. Este ano, a UESC oferecerá um total 1.746 vagas em 34 cursos e

LEIA TAMBÉM:

SUS: Três estados do Nordeste podem zerar fila de cirurgias
Parque Nacional no Nordeste é o segundo mais bonito do mundo, diz pesquisa
Forbes traça Top 7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024; Nordeste na lista</a>

Interiorização da Educação como processo de desenvolvimento

A estudante do município de Lagoa Real, Damiles Teixeira da Silva, 18 anos, que pretende cursar Direito na UESB, falou sobre o significado do aumento de vagas.

“Essa ampliação é crucial para nós, alunos, oferecendo mais oportunidades de acesso à educação de qualidade, contribuindo para formar mais profissionais qualificados”. Na cidade de Cruz das Almas, a aluna Iris dos Santos Sampaio, 17 anos, que pretende cursar Medicina na UNEB, também expressou sua opinião. “É excelente saber que haverá mais chances para entrar na universidade, especialmente para mim, que concorrerei a um curso muito disputado. É uma esperança a mais de poder alcançar o que tanto almejo”.

A pró-reitora de Graduação da UNEB, Gabriela Pimentel, destacou a importância da ampliação.

“Tivemos um aumento significativo no número de vagas para os cursos de graduação na UNEB, o que também faz parte da política da gestão atual da universidade. Essa expansão demonstra a importância do papel da universidade pública na democratização do acesso à Educação Superior”.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...