A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem razões para comemorar. O AD Scientific Index 2024 revelou que 27 de seus pesquisadores estão entre os 10% melhores cientistas do mundo. Dessa forma, representa um aumento significativo de 36% em relação ao ano anterior.
Além disso, a UFPB ganhou destaque entre as instituições de ensino superior, sendo classificada entre as 1.000 melhores universidades do mundo. Ela ocupa a 31ª posição na América Latina. Esse avanço é marcado por um crescimento de 86 posições em relação a 2023.
Os pesquisadores da UFPB reconhecidos no ranking estão envolvidos em uma ampla gama de áreas. Farmacologia, psicologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia e enfermagem são algumas delas.
Entre os destaques, estão os professores José Maria Barbosa Filho, Valdiney Gouveia (atual reitor), Antônio Gouveia de Souza e Damião Pergentino de Sousa. Eles já haviam sido reconhecidos no ano anterior. Já as professoras Marta Suely Madruga e Marciane Magnani são estreantes na lista.
Destaques na lista
O professor Damião Pergentino de Sousa, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), se destaca como o pesquisador mais bem colocado da UFPB no ranking, liderando um projeto internacional voltado para o desenvolvimento de fármacos para doenças como a doença de Chagas.
A Vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, comemorou o excelente desempenho dos docentes da instituição, destacando que “esse resultado é um reconhecimento a todos os pesquisadores que dedicam suas vidas às novas descobertas, buscando respostas e soluções para os problemas da sociedade”.
A metodologia do AD Scientific Index baseia-se no valor agregado da produtividade científica individual dos pesquisadores, levando em consideração índices como o i10 e H, além da pontuação de citação no Google Acadêmico.
LEIA TAMBÉM:
– Baixa Estação é a chance de viajar ao Nordeste gastando menos
– Ilhéus colhe frutos de ser cenário de novela; conheça outras novelas gravadas no Nordeste
– Paraíba terá concurso com 4 mil vagas em várias áreas
– Fortaleza tem 1.587 vagas de emprego com público prioritário
Essa conquista no AD Scientific Index 2024 consolida a posição da UFPB como uma das principais instituições de pesquisa do mundo. Desse modo, representando um marco significativo para a comunidade acadêmica paraibana e um motivo de orgulho para toda a sociedade.
Os 27 pesquisadores da UFPB entre os melhores do mundo