Neste sábado pela manhã, mais um navio, o Costa Diadema, atracou no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, trazendo consigo 4,5 mil pessoas, entre tripulantes e passageiros, predominantemente italianos, espanhóis e estadunidenses.
O turismo em Fortaleza está sendo impulsionado pela temporada de cruzeiros 2023/2024
De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), cada turista de cruzeiro gasta em média R$ 600,00 nos destinos visitados pelo navio, representando diversas oportunidades para os setores econômicos, especialmente o de Serviços.
A Secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, ressalta a importância deste segmento para o Ceará e destaca a intenção do estado em fortalecer sua atuação nesse setor, aproveitando sua proximidade com a Europa como um fator de negociação com as operadoras de cruzeiros.
O itinerário do Costa Diadema incluiu paradas no Rio de Janeiro e na Bahia antes de chegar à capital cearense. Após às 17h, os passageiros partiram rumo à Europa. Além dos turistas do Costa Diadema, 380 outros se juntaram aos passageiros, enquanto 866 desembarcaram em Fortaleza.
O cruzeiro realiza uma travessia transatlântica entre Europa e Brasil, dividindo o roteiro em trechos que permitem aos viajantes embarcar em um dos três portos europeus e chegar a diferentes destinos no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
– Baixa Estação é a chance de viajar ao Nordeste gastando menos
– Ilhéus colhe frutos de ser cenário de novela; conheça outras novelas gravadas no Nordeste
– Paraíba terá concurso com 4 mil vagas em várias áreas
– Fortaleza tem 1.587 vagas de emprego com público prioritário
Os próximos navios previstos para esta temporada em Fortaleza são o World Voyager (21/04/2024) e o Silver Wind (22/04/2024), encerrando a temporada 2023/2024 com nove cruzeiros na cidade.
O Governo do Ceará, por meio da Setur-CE, está atento às oportunidades trazidas pela movimentação de cruzeiros e participou da Seatrade Cruise Global, a maior feira mundial da indústria de cruzeiros, com o objetivo de ampliar a malha marítima para a próxima temporada. Uma nova reunião está programada durante a WTM Latin America, onde o Ceará terá um estande próprio, visando dobrar o número de passageiros na próxima temporada.