Proposta da Trakto é ser o software de educação mais usado do Brasil, distribuído inicialmente para o Nordeste, a começar pela rede municipal de Penedo (AL)
A Trakto Design, primeira plataforma de design para negócios da América Latina, anunciou ontem o lançamento do que pretende ser o principal software de educação do Brasil. O anúncio foi feito durante o Trakto Show 2022, realizado pela empresa em Maceió (AL) para 6 mil participantes entre 18 e 20 de agosto, consagrando-se como o maior evento de negócios do Nordeste.
O lançamento ocorreu com a assinatura do primeiro contrato público na história da Trakto, fundada em 2013. O acordo foi firmado com a Prefeitura de Penedo (AL) para ofertar o software de design para todos os 600 professores da rede e a 8,5 mil estudantes que utilizam Chrome Books comprados pela Secretaria Municipal Municipal de Educação. Segundo o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), esses computadores já contam com aplicações do Google fo Education. “Agora teremos tecnologia nacional e alagona ao acesso dos nossos docentes e alunos, o que será fundamental para o aprendizado”, avaliou Lopes. “Nosso propósito é transformar a educação por meio do design”, afirma o CEO da Trakto, Paulo Tenório.
Impactar socialmente e contribuir com a educação brasileira tem sido uma das missões da alagoana Trakto ao longo dos anos. Mas foi em parceria com o professor Tiago Silva (mais conhecido como Tiago Mochileiro) que a ideia da plataforma se desenvolveu e passou a ser programada mais concretamente nos últimos quatro anos. Desde 2012, Tiago percorre cidades do Nordeste espalhando conhecimento para escolas através de livros e atividades Ele própria já utilizava as ferramentas de design da Trakto para que os estudantes desenvolvessem suas produções. Mas chamou a atenção para a necessidade de criações mais específicas para o ensino.
A ideia é que com poucos cliques, professores e alunos possam criar e gerenciar conteúdos para a sala de aula, como apresentações, painéis de aula, roteiros de estudo, entre outros materiais. Para isso, serão fornecidos treinamentos presenciais à comunidade escolar. Eles também terão acesso a vídeo tutoriais e manuais de uso. Tiago Mochileiro será responsável por ministrar as capacitações nas escolas.
“Conseguimos dar um passo para mostrar que a tecnologia alagoana pode ser usada para resolver problemas crônicos da administração pública. A Trakto Educação chega pra solucionar uma dor que antes somente softwares de fora do país conseguiam”, explica Tenório.
A Trakto Educação é a principal ferramenta nesse movimento de dinamização das aulas e criação de conteúdos didáticos em formatos atuais. Para Tiago, a plataforma é indispensável. “Ela vai ajudar milhares de professores no Brasil e eu me sinto feliz em fazer parte desse momento. Nós sabemos como a tecnologia pode ser uma grande aliada na educação e, principalmente, quando falamos de habilidades empreendedoras previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, completa.